A alimentação saudável é fundamental para todos os momentos da vida, principalmente para os bebês que estão em fase de desenvolvimento. Muitos deles precisam de leites especiais para o fortalecimento da saúde. Pensando nas crianças e famílias que não têm condições de arcar com os altos custos, a Prefeitura oferece o leite especial de forma gratuita.
“O nosso objetivo é que o maior número de bebês tenha acesso ao alimento mais completo que atenda às necessidades nutricionais que possuem. A realidade é que estes leites possuem um custo alto e muitas mães, pais e responsáveis não têm condições de pagar. Com esta ajuda, as crianças tem o alimento que protege o sistema imunológico contra doenças e ajuda a se desenvolverem de forma saudável”, pontua o Prefeito Cel Dimas.
Em 2022 foram distribuídas 1.900 latas, atendendo a 634 crianças que necessitavam fazer uso do leite especial. Já no ano de 2023, foram ofertadas cerca de 2.100 latas, que corresponde ao total de 700 crianças beneficiadas com o leite especial.
Ana Claudia da Silva Santos é mãe de gêmeos e conta que “é muito difícil comprar leite para os dois, eu não teria condições. É muito importante essa ajuda. Os meus filhos estão bem, estão gordinhos. É uma ajuda que não sei como agradecer”.
Os leites especiais fornecidos são Nan Comfor (para crianças de 0 a 6 meses completos ) ou Aptamil Premium (para crianças de 7 meses a 01 ano completo), para famílias carentes que tenham crianças que necessitem deles, mediante comprovação médica.
Como receber?
Para o recebimento é preciso procurar o CRAS mais próximo e apresentar os seguintes documentos:
- Receita médica justificando a necessidade do Leite Especial;
- Documentos pessoais dos pais da criança ou responsável legal: RG, CPF e Certidão de Casamento, se houver;
- Certidão de Nascimento da(s) criança(s) em questão;
- Cópia do Cartão Nacional de Saúde dos pais ou responsável legal e da criança;
- Comprovante de residência: conta de água ou luz ou telefone ou guia de IPTU;
- Comprovante de renda (Carteira de Trabalho ou qualquer outra documentação que comprove sua renda formal ou informal – no caso da pessoa desempregada deve ser apresentada a carteira de trabalho mesmo, mesmo que sem registro atual ou documentação do antigo emprego);
- Residir no Município de Pouso Alegre/MG;
- Demonstrar frequência escolar da criança ou adolescente que esteja em idade escolar, se houver na casa;
- Apresentação da carteirinha de vacinação da criança e de todas as crianças e adolescentes da casa.
Como conseguir a receita médica?
1º Passo: Vá pessoalmente até a Unidade Materno Infantil, na Policlínica do Bairro São Geraldo;
2º Passo: Marque uma consulta com o médico e Assistente Social responsáveis pelos pedidos de Leite Especial;
3º Passo: Se o seu pedido for aceito, leve a documentação que será entregue até o seu CRAS de Referência;
4º Passo: O Assistente Social do CRAS fará uma entrevista com você;
5º Passo: Se o seu pedido for aceito, aguarde um contato telefônico da Sede da Secretaria Municipal Políticas Sociais marcando a data e local para retirada do Leite Especial.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.