A farmacêutica Cimed inaugurou nesta terça-feira, 5 de setembro a segunda fábrica da empresa em Pouso Alegre, Sul de Minas. O novo espaço, têm 44 mil metros quadrados, com capacidade para produzir 60 milhões de comprimidos e recebeu investimento de R$ 450 milhões. Ao todo, são 1.100 novos funcionários trabalhando no local sendo um total de 3.800 em Minas.
A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades do estado, representantes do poder público regionais, entre eles o governandor de Minas Gerais Romeu Zema, o prefeito de Pouso Alegre, o Deputado Estadual Dr. Paulo Valdir, o Presidente da Câmara Lendro Morais e representantes de farmácias, diretoria da Cimed, convidados e jornalistas.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, presente, parabenizou a diretoria da empresa e falou sobre a importância da fábrica para o Estado no quesito geração de empregos. “É uma satisfação estar aqui em Pouso Alegre, principalmente se tratando de uma ocasião tão especial, que é a inauguração de uma indústria com alta tecnologia, que tive a oportunidade de conhecer. E, com essa nova unidade, são um total de 3.800 colaboradores. Talvez o único empregador maior que essa empresa aqui em Pouso Alegre seja a prefeitura”, disse.
“Minas tem se destacado na geração de empregos, rompemos agora, de acordo com o último Caged, a barreira de 750 mil empregos formais criados no estado”, completou.
De acordo com CEO da Cimed, João Adibe Marques, a empresa emprega 5,5% dos trabalhadores do segmento farmacêutico no país. Em todo o Brasil, são 5.500 colaboradores. “O mercado brasileiro de medicamentos movimentou mais de R$ 100 milhões em 2022. A Cimed foi responsável por 6,4% do volume disso”, disse.
“Há 46 anos, quando meu pai fundou a Cimed, jamais imaginávamos tudo que viria pela frente”, diz. A fábrica leva o nome do pai dele, o senhor João Marques, falecido há pouco mais de um ano. Aliás, foi o senhor João Marques quem escolheu o local da nova fábrica, que começou a ser construída em 2019.
O prefeito de Pouso Alegre, José Dimas, que também esteve presente na inauguração, parabenizou a diretoria pelo empreendimento. “Este é um momento e motivo de grande orgulho para todos os pouso-alegrenses, pois a Cimed é uma referência nacional e leva o nome de Pouso Alegre para todo o país”, disse.
Produção em larga escala
Com a nova fábrica, a Cimed aumenta a capacidade produtiva em 130% e espera um crescimento no segmento de medicamentos genéricos de até 35%.
Com a planta II, a produção da empresa fica dividida em sólidos, produzidos exclusivamente na nova unidade, e demais produtos, incluindo higiene e beleza, produzidos na primeira unidade.
De acordo com a empresa, 98% da matéria prima usada na produção dos medicamentos é importada. A Cimed é a 3ª maior farmacêutica do Brasil, no quesito volume de produção. João Adibe conta que a empresa hoje tem uma cartela de mais de 600 produtos.
A agenda do Presidente da Câmara, Vereador Leandro Morais (PSDB), teve início logo cedo nesta terça-feira (05), quando juntamente com o Deputado Estadual Dr Paulo, recepcionou o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, no aeroporto de Pouso Alegre.
Do aeroporto, eles foram para a Cimed, onde participaram da inauguração da 2ª unidade industrial no município. A nova estrutura possibilitará ainda a ampliação na capacidade de produção de vitaminas e seguirá com a fabricação de líquidos, pomadas, cremes, antibióticos, vitaminas, hormônios, além de itens de higiene e beleza.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.