O mais novo bispo nomeado pelo Conselho Episcopal da IVCM – Igreja Veterocatólica Missionária foi apresentado durante uma coletiva de imprensa no auditório do Anfiteatro da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, na manhã deste domingo 07 de Janeiro de 2024 pela imposição das mãos do Patriarca e Arcebispo Metropolitano de Vila Velha/Espirito Santo, Dom José Fernando de Faria.
A informação da ordenação do Monsenhor Neilo Delfino Machado, jornalista, muito conhecido no Sul de Minas, da TV Jornal da Cidade, de 68 anos, para bispo foi comunicada através de nomeação por decreto, para dirigir a Diocese da IVCM em Minas Gerais, especialmente todo o Sul das Minas Gerais.
O agora Dom Neilo Machado, como é chamado a partir desta ordenação, é natural de Pouso Alegre, tem 07 anos de vida sacerdotal e teve seu nome indicado para o cargo de Prelado da Prelazia Nossa Senhora das Dores há aproximadamente um ano, já sabedor que futuramente seria o bispo desta região sul mineira.
A ordenação do novo bispo do Sul de Minas foi feita por Dom José Fernando de Faria que também é presidente da Igreja Veterocatólica Missionária, Arcebispo de Vila Velha/ES e Patriarca da IVCM, acompanhado dos bispos co-ordenantes Dom Nildemar Andrade dos Santos de Ilhéus/BA e Dom Giovani Zacarias Arrudas de Jaguarari/BA. Presentes na ordenação os bispos: Dom Antônio Carlos da Silva da Paraíba/PB; Dom Rodrigo Soares de Paracambi/RJ; Dom Benedito de Oliveira Martins da Igreja Católica Anglicana do Brasil. Também presentes os padres: Padre Claudomiro de Souza de Assis/SP; Padre Vagner Marreira Freire de Belo Horizonte/MG; Padre Vagner Antônio Nunes de Assis/SP; Monsenhor Wagner Saboia Frota de Fortaleza/CE; Padre Antonio Vasconcelos Silva/Pouso Alegre/MG; Monsenhor Marcos Rodrigues Fontana Chanceler Patriarcal da IVCM. Diácono Vinicius Domingos Tavares Gaspar, das Irmas consagradas Maria de Fátima e Robelia. Também foi ordenado na mesma cerimônia o Frei Franciscano, Monsenhor Simeão Pereira de Lima, que ficará responsável pela região sudeste de São Paulo.
Para Dom Neilo Machado, primeiro bispo católico na história de Pouso Alegre a nomeação e ordenação episcopal é motivo de muita alegria e orgulho para a Diocese local. A ordenação aconteceu no Anfiteatro da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, neste domingo, 7 de janeiro de 2024, as 9:30 horas da manhã.
Dom Neilo Machado afirmou que chegou a dizer não ao Patriarca quando foi chamado após eleito pelo conselho episcopal da IVCM, mas voltou atrás, por ser um sonho antigo e um pedido de sua mãe, que havia feito uma promessa de fazê-lo padre e bispo.
De Pouso Alegre é o primeiro filho natural ordenado bispo da Igreja Veterocatólica Missionária. Ele assume uma nova diocese após sua ordenação e confessa que levará na bagagem apenas a experiência de sacerdócio e muita esperança, pois a essa altura com sua idade, sente que é preciso reunir todo esforço, para deixar semeado um bom trabalho inicial para a geração que vier depois.
Uma trajetória de amor religiosa
Dom Neilo Machado iniciou uma pastoral em Pouso Alegre voluntária quando Dom João Bergese foi nomeado Arcebispo de Pouso Alegre, Fazendo parte da Renovação Carismática local. Foi presidente fundador da Unção Catequista de Espiritualista Solidário por mais de 30 anos, Ingressou na IEAB pelas mãos do Reverendo Ismael Hultado de Caldas/MG e se tornou ministro leitor pelas mãos do Bispo Eduardo Grilo. Através do Frei Rogério Cruzantonio, conheceu Dom Sebastião Costa de Lima, Arcebispo primaz e guardião da Fraternidade Anglicana dos Filhos de Assis, onde foi ordenado frei. Em 1999 foi ordenado Diácono e no dia 2 de fevereiro de 2000 ordenado presbítero numa bonita ordenação em Pouso Alegre. Dois meses depois com a pandemia, Dom Sebastião Costa de Lima contraiu a Covid 19 e vinte e um dias depois não resistiu a doença vindo a óbito. Sem bispo, foi acolhido por Dom Ronaldo Melo da Igreja Anglicana de Poços de Caldas e Machado onde permaneceu um ano e três meses.
Em 16 de Dezembro de 2021 foi acolhido por Dom José Fernando de Faria, Patriarca e Arcebispo da Igreja Veterocatólica Missionária – IVCM como vigário auxiliar, em janeiro de 2023 tornou-se por decreto, prelado da Prelazia Nossa Senhora das Dores em Pouso Alegre, em 07 de Janeiro de 2024 foi ordenado Bispo da diocese de Pouso Alegre para servir todo o Sul de Minas.
A Nova História
Esta data entra para a História de Pouso Alegre, testemunhado por 02 Arcebispos e 05 Bispos presentes, Presbíteros e Diáconos. Estimadas Religiosas e Seminaristas, vocacionados, autoridades constituídas e representantes de sua comunidade e todo povo santo de Deus foi aclamado Bispo por Minas Gerais.
No espírito do Ano de São Marcos e das Santas Missões Populares, pulsa forte o coração de nossa Igreja Veterocatólica Missionária, principalmente por ser uma Igreja Particular de um crescimento espantoso, presente no território Brasileiro em Portugal e vários países da Europa, pela Ordenação Episcopal do nosso amigo e irmão Monsenhor Neilo Machado, que o saudamos alegremente, neste momento, juntamente com todos os seus familiares que também se fizeram presentes.
A ordenação Episcopal do Monsenhor Neilo Machado é na verdade um grande presente para o município! Um homem de fé, filho desta Diocese, grande conciliador e pastoralista. Traz na bagagem anos de ministério presbiteral a serviço da Igreja. Atuando como: Vigário paroquial; administrador; Pároco e Prelado, Coordenador Geral da Prelazia Nossa Senhora das Dores, Orientador Espiritual do Seminarista Vinicius Domingos, hoje Diácono; se torna na história da cidade de Pouso Alegre o primeiro Bispo Católico pela IVCM.
Para o arcebispo primaz Dom José Fernando de Faria foi considerado atentamente o ministério que está sendo confiado na Igreja a este nosso Irmão Dom Neilo. Jesus Cristo enviou ao mundo os doze Apóstolos, cheios do Espírito Santo, para anunciarem o Evangelho, santificarem e conduzirem todos os povos, congregando-os num só rebanho. E para que este ministério continuasse até o fim dos tempos, os Apóstolos escolheram colaboradores, aos quais comunicaram o dom do Espírito Santo, recebido de Cristo, mediante a imposição das mãos, pela qual é conferida a plenitude do sacramento da Ordem. Assim, pela sucessão contínua dos Bispos, foi conservada, através das gerações, a tradição que vem desde o princípio e cresce até aos nossos dias.
Dom Neilo Machado nasceu, cresceu, em Pouso Alegre foi chamado por Deus para uma vocação específica e exerce seu ministério nesta Igreja veterocatólica. Uma Igreja PROFÉTICA e missionária a serviço da vida. Ele amplia seu espírito de profetismo com o tema: “NÃO FOSTES VÓS QUE ME ESCOLHESTES, MAS FUI EU QUE VOS ESCOLHI” (conf. João 15, 16). iluminado pela figura do Bom Pastor. Jornalista gerado pela sensibilidade e brilhante iluminação na escolha dos textos bíblicos em sua TV Jornal da Cidade, também fostes inspirado para sua ordenação e missão como sucessor dos Apóstolos. Textos que refletem no seu ofício de jornalista há mais de 30 anos não apenas a história da cidade no cenário político, cultural ou religioso, mas em todos os cenários na arte do saber sempre se fez presente através da preparação de muitas crianças para o catecismo e muitos adultos para a conquista da fé.
Dom Neilo confidencia que a função do pastor é cuidar do rebanho em todos os sentidos, principalmente defendê-lo dos lobos ferozes (maus pastores, enganadores da fé cristã). – Quando o povo consegue se libertar das autoridades que deles abusam, conseguem reconhecer que a verdadeira autoridade é o próprio Deus, que projeta liberdade e vida para todos. Desse modo, nasce um novo discernimento político e religioso: o povo aprende que só poderá construir uma sociedade justa e fraterna quando souber escolher aqueles que façam do projeto de Deus o alicerce do seu próprio projeto (Ez 34,11-16).
Dom Neilo acredita que diante de um sistema que oprime e até mata, é preciso fazer com fez o profeta Ezequiel anunciar uma nova era de paz e prosperidade a todos aqueles que não estão contentes com sua religião.
“Jesus é o modelo de Pastor: ele não busca seus próprios interesses; ao contrário, ele dá a sua própria vida a todos aqueles que aceitam sua proposta. Jesus encanta multidões, mas também provoca divisão: para uns, suas palavras são loucuras; para outros, sua ação é sinal de libertação. É o verdadeiro Pastor que enfrenta os poderosos, acolhe, cuida, ama e dá a vida por suas ovelhas”. Enfatiza Dom Neilo.
“O gesto mais belo do pastor é dar a vida por amor. Pastor e ovelhas têm uma relação vital, um não vive sem o outro. O pastor conhece suas ovelhas e elas o conhecem. Jesus conhece o Pai e o Pai conhece o Filho. É esta relação íntima e amorosa que Jesus estabelece conosco. “Só amamos aquilo que conhecemos” (São Tomás de Aquino).
Parece-me que a história se repete. Não tenho dúvidas que Dom Neilo Machado, foi escolhido por Deus para esta nova missão dentro de um contexto social complexo, muito próximo ao que o profeta Ezequiel se destina, principalmente em nosso Brasil. Corrupção, desconfiança, desconforto nas relações interpessoais, espírito de vingança, roubos, injustiças, exploração, conflitos, desrespeito e falta de amor ao próximo, mortes, perda de tantos valores, etc,. Ou ainda, entre tantas vozes que ouvimos de todos os lados no mundo de hoje, como identificar a voz do verdadeiro Pastor Jesus Cristo que nos leva a vida?
Independente da função que cada um exerce na vida, o primeiro passo fundamental é tornar-se ovelha obediente, identificar, conhecer a voz do Bom Pastor e segui-lo com fidelidade e respeito. O segundo passo é fazer a passagem de ovelha para pastor. Tornar-se também um bom pastor, amar e cuidar bem do outro com independência, fazer surgir uma nova realidade de Igreja no município.
Querido e amado Dom Neilo Machado, seguindo os passos e ouvindo a voz do Bom Pastor, fizeste também a escolha pela vida. Ser um bom pastor, que além de sentir o cheiro de suas ovelhas, deve amar e cuidar bem de cada uma delas. Terá também como responsabilidade em teu múnus apostólico, a missão de criar ou fortalecer a consciência do povo, que para construir uma sociedade justa e fraterna, não basta simplesmente eliminar administradores injustos e substituí-los por justos, mas é preciso acordar para uma nova realidade. A justiça deve penetrar todas as relações sociais e interpessoais, eliminando a exploração, a opressão e toda e qualquer forma de corrupção, independente da função que cada um exerce na instituição da qual pertencemos.
– Amado povo de Deus aqui presente, de modo especial os Presbíteros, Diáconos, religiosos(as) e todo povo da nova Diocese da IVCM em Pouso Alegre, acolham com alegria e ação de graças este novo pastor, Dom Neilo Delfino Machado, que nós, Padres e Bispos aqui presentes, mediante a imposição das mãos de nossa também amado Patriarca, sua Beatitude, Dom José Fernando de Faria, associamos ao colégio episcopal.
Povo desta região sul mineira, devem honrá-lo como ministro de Cristo e dispensador dos mistérios de Deus; pois a ele foi confiado testemunhar a verdade do Evangelho e o ministério do Espírito e da santidade. Lembrai-vos das palavras de Cristo aos Apóstolos: «Quem vos ouve, a Mim ouve; quem vos despreza, a Mim despreza, e quem Me despreza, despreza Aquele que Me enviou». Fiquem atentos à voz do novo pastor. Ouçam a sua voz e caminhem com ele. Mantenham acesa a reciprocidade de amor nas relações. Pastor e ovelhas caminhando juntos para novos tempos nesta adorada cidade.
– Quanto a ti, caríssimo irmão Dom Neilo, escolhido pelo Senhor, lembra-te que foste tirado dentre os seres humanos e colocado a serviço deles nas coisas de Deus. O episcopado é um serviço e não uma honra. O Bispo deve distinguir-se mais pelo serviço prestado que pelas honrarias recebidas. Conforme o preceito do Senhor, aquele que é maior, seja como o menor e aquele que preside, como o que serve, palavras santas repetidas várias vezes pelo nosso arcebispo primaz.
Palavras de Dom Neilo Machado
Na coletiva a imprensa Dom Neilo disse: “Na figura de agora bispo e pastor, com toda sensibilidade e experiência pastoral midiática que a profissão me outorgou, proclamarei a palavra de Deus, quer agrade, quer desagrade. Exortarei com paciência e desejo de ensinar. Na oração e no sacrifício oferecido pelo povo a mim confiado, procurarei alcançar copiosamente a plenitude do Cristo as riquezas da graça”.
Sei e estou ciente disso, que a missão é árdua, porém ela se torna bela, se for pautada no amor gratuito do mestre e Bom Pastor Jesus Cristo que acolhe, ama, cuida e dá a vida por suas ovelhas. NA TERNURA DE CRISTO e com ajuda dos presbíteros conseguirei: procurar as ovelhas perdidas, trazer de volta aquelas que se desgarrar, curar as feridas daquelas que se machucarem, fortalecer a que estiverem fracas e oprimidas, em meio aos conflitos construir ou incentivar a cultura de paz e lutar por uma sociedade justa e mais fraterna.
Com amor de pai e de irmão, amarei a todos aqueles que Deus me confiar. Amarei e cuidarei bem de minhas ovelhas, dos Diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas, padres insatisfeitos com o sistema, venham a mim, porém, manterei um olhar atento e amoroso aos presbíteros, principalmente aos mais jovens, escolhidos e queridos aos olhos do Senhor”…
“…Como é importante que os padres encontrem párocos e bispos que os encorajem e não apenas que os esperam porque há necessidade de mudar e de preencher lugares vazios. O coração de um padre vive entre o entusiasmo dos primeiros projetos e a ânsia dos cansaços apostólicos, nos quais emerge um certo temor, que é sinal de sabedoria. É necessário estabelecer com os presbíteros uma relação harmoniosa que venha de encontro com seus interesses religiosos, com ênfase na dinâmica do cuidado. Pois, eles são colaboradores no serviço de Cristo. E entre eles está presente o próprio Jesus Cristo, Senhor e Pontífice eterno.
Amarei também os pobres e doentes, os peregrinos e imigrantes. Exortarei os fiéis a colaborarem na missão apostólica e não recusarei ouvi-los de boa vontade. Mostrarei como bispo, um zelo incansável pelos que ainda não pertencem ao nosso rebanho de Cristo, como se fossem entregues pelo próprio Cristo.
Em nome da Igreja, particularmente desta Diocese nova de Pouso Alegre para o Sul de Minas, que tanto amo, Deus seja louvado. Muito obrigado por tudo que fez por mim Dom José Fernando. Estamos felizes, eu e Dom Simeão, porque sabemos que a nossa missão transcende um espaço geográfico especificado, estaremos dando continuidade a sua missão de pai e Patriarca, servindo a mesma Igreja de Cristo que tanto também amamos.
– Que Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos interceda a Deus para que o meu ministério seja regado de amor e encanto, fecundo em bênçãos e graças. E que assim seja. Amém! Finalizou Dom Neilo Machado.
Por Monsenhor Wagner Saboia Frota
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.