A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, oferece diversos serviços de qualidade à população, incluindo o consultório de rua, destinado a atender pessoas em situação de rua e ciganos.
O projeto é realizado de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h (com técnicos em enfermagem trabalhando das 10h às 19h), realizado por uma equipe capacitada composta por médicos clínicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, psicólogos clínicos e assistentes sociais. Em 2023, foram realizados mais de 2 mil atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O serviço recebe apoio do Serviço Especializado de Abordagem Social – SEAS, responsável pela abordagem social e encaminhamento da população mencionada para o Centro Pop e para o Centro Municipal de Acolhimento Provisório para Adultos – CEMAPA, em conformidade com as diretrizes legais que proíbem a obrigatoriedade de desocupação. Além disso, conta com o apoio do CTA, que oferece assistência com fornecimento de preservativos e outras atividades.
Dentre os serviços disponibilizados, destacam-se:
- Reuniões com pessoas em situação de rua sobre saúde e palestras no Centros Pop e CAPS;
Realização de testes rápidos (HIV, Hepatite B e Sífilis);
Acompanhamento dos usuários do CAPS;
Teste HCV para Hepatite C;
Curativos;
Vacinação conforme o calendário adulto e infantil;
Além dos demais serviços de atendimento prestados pelos profissionais que compõem a equipe.
Os atendimentos que não podem ser realizados na rua, como consultas ao dentista, neurologista, cardiologista e tomografias, são encaminhados para o Programa Saúde da Família – PSF mais próximo do local onde a pessoa se encontra, e a equipe do consultório de rua acompanha o paciente durante o atendimento.
Exames, como coletas de preventivos ou PSA, são conduzidos pela equipe na base em que se encontram, sendo está a Unidade São Camilo. Além disso, são realizados atendimentos no Centro Pop, CEMAPA, Pastoral de Rua e acampamento cigano.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.