A Missa de hoje foi presidida oficialmente por Dom Rodrigo Soares, bispo da cidade de Paracambi/RJ da Igreja Veterocatólica Missionária. Em sua homilia Dom Rodrigo fala sobre vocação dos filhos de Deus. Da grande vocação deles em chegar à santidade. Mostrando que toda vocação é um dom de Deus, concedido de modo diverso para cada um, de acordo com as necessidades da Igreja, mas que todos os dons nos conduzem à mesma meta: a santidade.
“Toda vocação implica um processo permanente de conversão. Por isso mesmo, hoje a Palavra de Deus, além de continuar o tema vocacional, nos faz refletir sobre o valor e a necessidade da conversão. Vocação e conversão podem parecer duas realidades diversas, mas na prática caminham juntas, pois só é possível responder dignamente ao chamado de Deus, quando acontece uma conversão profunda e verdadeira.
Não somos nós que escolhemos de acordo com nossas preferências, mas é Deus que chama e escolhe, conforme as necessidades do seu Reino.
Uma vez que respondemos ao chamado de Deus, não podemos mais fazer só aquilo que queremos e do modo que desejamos, mas tudo e somente aquilo que Deus nos pede. Toda vocação implica num serviço em favor do bem do próximo e do crescimento do Reino de Deus.
Por outro lado, sabemos que a conversão não é um acontecimento único ou estático. É um processo dinâmico, contínuo. Inicia-se no momento em que começamos a crer em Deus e deve estender-se por todo o trajeto da nossa vida. Cada novo dia e cada pequeno instante da nossa vida, é tempo de conversão, de confrontar a nossa existência com a Palavra de Deus e de modelar o nosso ser segundo o seu plano. Quando isso acontece, somos inteiramente transformados.
São Paulo nos fala das consequências práticas da vocação cristã. Para todos os chamados e que se converteram ao Cristo e ao seu evangelho, as coisas passageiras deste mundo não devem mais amarrá-los. Pela fé em Cristo nos tornamos herdeiros da vida eterna e, por isto devemos ser despojados das coisas passageiras, típicas do tempo, mas que não farão parte da nossa eternidade junto de Deus.
É claro que devemos utilizar com sabedoria de tudo aquilo que Deus nos proporciona durante o tempo desta vida, mas sem nos agarrarmos a elas e sem desligar nosso o olhar da nossa meta, a eternidade junto de Deus.
A primeira preocupação de Jesus foi convidar todos os homens para um caminho de conversão. A conversão é urgente: Precisamos iniciar logo uma mudança radical que nos permita abandonar o mau caminho e abraçar definitivamente o Evangelho e viver verdadeiramente a fé respondendo sim ao chamado.
Somente depois do convite à conversão e à fé no seu Evangelho é que Jesus dirige-se aos futuros discípulos e os convida para segui-lo. O agir de Jesus nos mostra que só é possível acolher o chamado de Deus e viver dignamente a nossa missão quando empreendemos o caminho da verdadeira conversão.
Uma vocação que não passa por um processo contínuo de conversão não se mantém e não produz frutos para o Reino de Deus. Aliás, muito mais difícil que dar o nosso sim inicial a Deus, é o permanecer fiel a este sim, dentro de um caminho de conversão que seja retomado cada dia. É oportuno que observemos a atitude dos primeiros quatro discípulos de Jesus diante do chamado. Imediatamente todos respondem positivamente, abandonando tudo e seguindo Jesus.
A família, o trabalho, os compromissos assumidos, as preocupações ou as pessoas queridas não impediram que eles seguissem Jesus. Certamente eles compreenderam e experimentaram a verdadeira liberdade dos que se entregam inteiramente ao Senhor; por isso foram tão generosos e disponíveis.
O Senhor espera de todos nós uma atitude semelhante. De persistência, de coragem e decisão tomadas. As necessidades do Reino são tantas e são tão poucos os que se colocam à disposição do Senhor! Rezemos com fé, pedindo a Deus que nos faça todos mais dóceis ao seu chamado e que cada um de nós, de acordo com o dom que recebeu, se coloque a serviço do Reino”.
Peçamos que ninguém de nós se sinta desencorajado ou fique apegado ao seu comodismo, ou outros prazeres da vida, mas que, com liberdade, coragem e alegria, encontrem o melhor caminho para servir ao Senhor.
Direto da Santa Missa em Seu Lar
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.