Pouso Alegre amanheceu mais triste nesta última manhã de 2017, morreu o compositor e poeta Luiz de Castro deixando um vasto repertório de grandes nomes que cantaram suas músicas espalhados por este rincão enorme chamado Brasil.
O velório está acontecendo na funerária Santa Edwiges, em Pouso Alegre/MG e o sepultamento está previsto para as 18:00hs no Cemitério de Santo Antonio do Itaim. Em Pouso Alegre o corpo fica para visitação até as 14:00hs.
A história de Luiz de Castro
Luiz de Castro nasceu em Campo do Meio, Sul de Minas Gerais, em 11 de dezembro de 1936. De família humilde, sétimo dos dez filhos de Joaquim Antônio Mendes e Josefina de Castro Mendes. Trabalhou, ainda criança, na plantação de alho, foi engraxate e quebrador de pedras.
Aos 22 anos mudou-se para Varginha/MG, onde trabalhou por quatro anos em uma empresa metalúrgica. Neste tempo, já corria em suas veias o sangue de um poeta e futuro compositor. Aos 26 anos decidiu resolver ir para São Paulo, tentar a sorte com suas primeiras composições, que levava na bagagem: “Somente Tu”, “Covarde” e “Culpado”, músicas que ele compôs aos 18 anos de idade.
Em 1960, a música, “Somente Tu ” ,foi gravada por José Orlando, um tango, estourando em todo o território nacional e permanecendo por oito semanas consecutivas em primeiro lugar nas paradas de sucesso. “Somente Tu” foi regravada 37 vezes no Brasil e também no exterior, na França, Argentina, México e Chile.
Na década de 70, formou dupla com Tupi e gravou o LP “Pedacinho de Chão” com alguns de seus sucessos. Bem humorado, gravou em 1995, um CD com músicas cômicas de sua autoria.
Da primeira composição até os dias de hoje, são mais de 1.749 melodias gravadas e regravadas por vários cantores de norte a sul do país, como: Liu e Léu, Tião Carreiro e Pardinho, Lourenço e Lourival, Caçula e Marinheiro, Trio Parada Dura, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Pedro Bento e Zé da Estrada, Bandeirante e Zé Batista entre outros.
Foi destaque na imprensa escrita de Pouso Alegre, Ubiratã, Londrina e São Paulo. Concedeu entrevistas na EPTV de Varginha, TV Aparecida, e TV Cultura, no programa de Inezita Barroso foi figura constante. Foi radialista na Rádio Clube de Varginha e Rádio Clube de Pouso Alegre. Apresentou o programa “Sertanejo Especial” Pela TV Libertas de Pouso Alegre.
Aos 73 anos, este pouso-alegrense autêntico não deixou de compor. É reconhecido como um dos maiores compositores da atualidade em seu gênero sertanejo que o consagrou.
Luiz de Castro é sem sombras de dúvidas um dos maiores incentivadores de novos talentos, revelou compositores e cantores que despontaram para uma carreira de sucesso graças as suas composições e penetração no mundo artístico.
Em reconhecimento a sua contribuição realizada ao longo dos anos à Cultura Regional, principalmente a cidade concedeu em 2008 a “Ensigna Tiradentes” da Câmara Municipal de Pouso Alegre.
A despedida
Aquele velho pica-pau do oco não cantou nesse derradeiro dia do ano. Luiz de Castro ao seu lado, escolheu o dia 31 de dezembro de 2017 para também bater asas e voar. O menino simples, que cresceu e se revelou um dos maiores compositores deste Brasil imenso, com certeza vai continuar compondo, e suas canções vão continuar repercutindo em nossos ouvidos e alegrando nossos corações.
Aqui despedimos do amigo que muitas vezes nos emocionou com suas canções e com seu jeito alegre de ser. Vai com Deus meu amigo! Aqui quando a saudade apertar, entraremos na internet onde há um vasto acervo de músicas de sua composição, e ao ouvi-las novamente, lembraremos de você, com carinho e saudade, pelo muito que contribuiu para que o mundo fosse um pouquinho melhor.
Um grande beijo no seu coração. Á família os nossos sentimentos! No vídeo um pedacinho desta história contada pelo próprio Luiz de Castro!
Equipe do Jornal da Cidade
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.