O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) recebeu a placa Angels Awards com o status “Platinun” nos dois primeiros trimestres de 2024. O reconhecimento é devido ao protocolo de atendimento a Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), que é realizado no HCSL com tempo recorde, gerando uma qualificação de protocolo. A meta é que o paciente com AVC seja internado durante sete dias, considerando a fase aguda e toda a investigação do mecanismo da prevenção. A média de permanência da unidade AVC do HCSL são cinco dias, ou seja, uma média de tempo de permanência inferior à meta estipulada.
O hospital passou por um processo de acreditação desse projeto e toda equipe multiprofissional foi treinada e preparada para atuar nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e agora recebeu a placa alusiva à conquista tão importante. A coordenadora do Serviço de Neurologia do HCSL, Dra. Ilana Werneck, agradece toda a equipe que trabalha unida pelo melhor atendimento ao paciente do AVC. “Essa premiação é fruto de um esforço em conjunto e mostra que estamos preparados para atender cada vez melhor os pacientes de Pouso Alegre e região”, comemora.
O HCSL tem várias etapas da linha de cuidado do AVC. Para a dra. Ilana, receber o tratamento adequado e os cuidados de uma equipe especializada, faz toda a diferença nos casos de AVC, que atualmente é a principal causa de morte no país. “A unidade de AVC é um espaço dentro do nosso hospital que é dedicado exclusivamente a esses pacientes. Ele conta com profissionais de todas as áreas especializados nessa área de Acidente Vascular Cerebral. Isso tudo melhora tanto a funcionalidade quanto a recuperação do paciente, pois diminuímos as complicações de um AVC e também o tempo de internação desses pacientes”, conta Dra. Ilana.
O projeto Angels Awards é uma iniciativa internacional que busca qualificar os centros de AVC. “Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, melhorando cada vez mais. Estamos atingindo as metas, diminuindo as sequelas, enfim conseguindo oferecer ao paciente um serviço qualificado e especializado”, afirma a enfermeira Marcia Pereira, que atua no Pronto Socorro do HCSL.
Ascon/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.