De tempos em tempos, o Grupo Boticário faz cheques gordos de investimento, daqueles que vão além dos milhões anuais para marketing ou compra de algum maquinário. Mas os anúncios de 2024 superam o histórico, principalmente agora para a cidade de Pouso Algre/ Minas Gerais.
No total, são R$ 3,4 bilhões de novos aportes. Se juntam aos R$ 800 milhões investidos em 2021 para ampliar e automatizar a fábrica em Camaçari, na Bahia. Somados, os investimentos anunciados no período de 2021 a 2024 chegam a R$ 4,1 bilhões. Mas também já tinha investido cerca de R$ 500 milhões nos centros distribuição espalhados por todo o país.
Pouso Alegre
Nesta quinta-feira, 8 de agosto, a companhia está anunciando sua quarta fábrica. Será em Pouso Alegre, cidade do Sul de Minas Gerais e vai atender a todas as marcas do portfólio, como o Boticário Vult!, Quem disse, Berenice? e Eudora. Na nova planta, o investimento em Pouso Alegre será de R$ 1,8 bilhão.
A escolha, conta Artur Grynbaum ao INSIGHT, tem a ver com proximidade com seus maiores mercados no território nacional. “Ela vai dar conta dos planos futuros, mas principalmente nos deixar num ponto central e ainda mais perto dos consumidores”, diz o vice-presidente do conselho do grupo, do qual foi CEO até 2021.
O Grupo Boticário, gigante dos cosméticos no Brasil e em Portugal, presente em muitos países, anunciou a construção de uma fábrica em Pouso Alegre. A empresa, um dos maiores grupos de beleza do mundo, anunciou um aporte de R$ 1,8 bilhão para a construção da nova unidade. O empreendimento, deverá gerar 800 empregos diretos, o que representa um aumento de 50% na capacidade produtiva da companhia. A decisão do grupo foi oficializada por seus representantes através do governador Romeu Zema. No início da tarde, o prefeito de POuso Alegre Cel Dimas Fonseca fez a confirmação em coletiva à imprensa em seu gabinete.
As obras para a nova planta fabril estão previstas para começar ainda em 2024, com a expectativa de que a unidade entre em operação até 2028. O governador Romeu Zema destacou a importância deste investimento, que, segundo ele, marcará um novo capítulo para a economia mineira. “Hoje é um dia marcante para Minas Gerais. Estamos recebendo um grande investimento para o estado. A empresa O Boticário vai construir uma unidade que terá capacidade de produção superior ao total que eles produzem hoje em diversas unidades”, afirmou Zema. A fábrica vai ocupar um terreno de 500 mil metros quadrados às margens da Rodovia Fernão Dias em Pouso Alegre Sul de Minas Gerais, enfatizou.
“Essa é nossa missão: gerar empregos e atrair investimentos para nosso estado”, ressaltou o governador Romeu Zema. Além dos empregos diretos, estão previstas mais 4 mil oportunidades de trabalho indireto, voltados principalmente para o público feminino.
Uma marca mundial
A nova unidade de produção de cosméticos será uma das maiores do estado e do país, reforçando a relevância do investimento para a criação de empregos e o desenvolvimento econômico local. “O mais importante é a criação de 800 empregos diretos. O prefeito Cel Dimas destacou que o benefício é para Pouso Alegre e toda região.
Na próxima segunda-feira (12), representantes do grupo Boticário estarão em Pouso Alegre para finalizar o processo de aquisição da área, bem como os processos de licenciamentos, e se reunirão com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Costa e sua equipe.
Crescimento e Impacto Econômico
O projeto também está alinhado com a expansão do ecossistema de beleza do Grupo Boticário, que, em sincronia com o crescimento industrial e logístico em todo o Brasil, promete impactar positivamente a estratégia multicanal da empresa. Essa expansão contempla desde franqueados e fornecedores até revendedores, distribuidores e canais digitais.
Artur Grynbaum, vice-presidente do Conselho do Grupo Boticário, destacou a longa relação da empresa com Minas Gerais. “O Grupo Boticário já está na casa da maioria dos brasileiros, e em Minas Gerais não é diferente. Estamos presentes no estado há muitos anos com franqueados, fornecedores, distribuidores, parceiros, revendedores. Este novo investimento, com a decisão de estabelecer uma fábrica no Estado, ressalta nossa relação de longo prazo com os mineiros e com os nossos parceiros locais”, afirmou.
Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário, enfatizou o compromisso da empresa em atender à crescente demanda dos consumidores e a importância de gerar oportunidades econômicas na região. “Os novos investimentos elevam nosso potencial em entregar as melhores soluções e produtos aos nossos clientes. E, ainda, aliando crescimento com impacto positivo, fomentamos a geração de oportunidades de negócio e renda para centenas de pessoas no Estado de Minas Gerais”, disse Modé.
Apoio do Governo e Perspectivas Futuras
O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, também celebrou o anúncio, destacando que o governo aposta em investimentos privados como o do Grupo Boticário para impulsionar a economia regional. “Minas Gerais possui um mercado consumidor respeitado, estrategicamente trabalhado pelos investidores, assim como uma localização privilegiada, no coração do Brasil, que o conecta praticamente com todas as regiões. Esse investimento trará, pois, benefícios diversos, que prometem alcançar não só a população mineira e nacional, como a cadeia produtiva de modo geral”, afirmou.
Além dos empregos diretos, a empresa continuará a desenvolver iniciativas sociais focadas em capacitação e empreendedorismo, em linha com sua agenda ESG, que integra sustentabilidade, impacto social positivo, diversidade e governança.
João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas, agência que apoiou as negociações, destacou a importância estratégica do acordo. “As negociações com o Grupo Boticário se iniciaram em 2023. Foram várias discussões envolvendo o apoio da Invest Minas, tanto na parte tributária quanto na identificação do melhor local para a empresa se estabelecer. Agora devemos celebrar mais este importante momento que vai gerar emprego e renda para os mineiros”, comemorou.
O Grupo Boticário
Fundado em 1977 como uma pequena farmácia de manipulação no Paraná, o Grupo Boticário se transformou em um gigante global da beleza, presente em mais de 40 países. Com um ecossistema robusto que inclui marcas como O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, entre outras, a empresa opera mais de 4 mil lojas em 1,7 mil cidades brasileiras e conta com 20 mil colaboradores diretos.
Além da expansão industrial, o Grupo Boticário se destaca por sua atuação em frentes ambientais, sociais e culturais, e pela Fundação e Instituto Grupo Boticário, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.
Esse novo investimento em Minas Gerais reafirma o papel do estado como um polo estratégico para a expansão industrial no Brasil, ao mesmo tempo em que fortalece a economia local e cria oportunidades para a população mineira.
A projeção é de que, em 2028, quando passa a funcionar, amplie em 50% a capacidade de produção de todo o grupo. A projeção também é de que crie 800 empregos diretos.
Hoje a empresa tem uma fábrica em Camaçari, na Bahia, e outra em São José dos Pinhais, no Paraná. Também levou no pacote a fábrica da Truss, no inteiror de São Paulo, quando fez a aquisição da marca de produtos para tratamento capilar profissional, até então uma área na qual não atuava.
Depois de um impacto inicial das vendas na pandemia (devido à maior exposição da principal marca, O Boticário, ao varejo físico), o grupo entrou em ritmo intenso de crescimento. Em dois anos, de 2021 a 2023, cresceu 70%, chegando a um total de vendas de R$ 30,8 bilhões – sendo 30,5% de crescimento apenas no ano passado.
O objetivo principal da nova fábrica e das expansões nas plantas baiana e paranaense é atender ao mercado interno, responsável pela a parte mais relevante das vendas do grupo.
O mercado externo vem crescendo, mas ainda é pouco representativo no total do negócio, embora a marca O Boticário já seja uma das principais em Portugal, por exemplo. Com a Truss no portfólio, o grupo pode, nos próximos 24 meses, incluir de 15 a 20 novos parceiros internacionais. A marca de produtos capilares já é distribuída em mais de 50 países.
“Queremos fazer tudo com o pé no chão. Bem ou mal, já conhecemos muito bem o mercado brasileiro. Nossa agenda hoje tem oportunidades mais palpáveis internamente. Mas somos ambidestros.”
Ainda assim, ele reconhece que o mercado é muito competitivo, o que faz com que tenha um olhar mais de longo prazo, com investimentos estruturais que sustendem a atividade. “Estamos há 47 anos aqui e queremos estar pelo menos mais 100 anos”, defende Grynbaum, sublinhando a força do mercado de beleza brasileiro, o quarto maior do mundo.
O olhar num horizonte mais distante, no entanto, leva a companhia a fazer a aposta de investimento mesmo com “ventos não tão favoráveis”, nas palavras do executivo. Esses ventos são especialmente o ambiente fiscal, em um momento em que as incertezas deixam nebulosa a perspectiva de corte de juros básicos para apenas um dígito, e a confiança do consumidor ainda é instável.
Os investimentos de agora, conta o executivo, vão ser financiados com uma combinação de fontes de recursos. Parte vem do caixa próprio da empresa, mas alternativas de mercado também vão ser estudadas para composição.
Fonte: AscomPMPA/Agencia Minas/DBB/MG/PN.
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