Nessa semana especial onde é comemorado o Dia do Psicólogo, destacamos o trabalho realizado pelo Serviço de Psicologia Hospitalar, que fornece atendimento fundamental para a melhoria da saúde dos pacientes e suporte aos seus familiares no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).
A coordenadora do setor de Psicologia Hospitalar, psicóloga Thaís Cipriano Ramos, que atua também no setor de Cuidados Paliativos afirma que a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) oferece estrutura adequada para o desenvolvimento do trabalho das psicólogas no HCSL. “Nós estamos aqui para fazer um acolhimento daquele paciente, daquele familiar que precisa de total suporte naquele momento mais delicado e complicado. Para isso, recebemos o suporte necessário para trazer o melhor acolhimento aos pacientes. Temos seis psicólogas, estamos atualmente crescendo cada vez mais nessa instituição, tendo um reconhecimento profissional adequado. Tudo isso traz essa validação e reconhecimento no nosso Setor de Psicologia do HCSL”, reconhece Thaís.
O Serviço de Psicologia Hospitalar está presente no HCSL desde agosto 1979 e sua origem, na época, foi uma novidade para Pouso Alegre e região. Atualmente, a psicóloga Tayne Laurentz Moreno atua no setor de Hemodiálise e Nefrologia, a psicóloga Kátia Aparecida da Silva Costa atende no setor de Neurologia, Cardiologia, Maternidade e compõe também o Ambulatório, enquanto a psicóloga Maria Elisa Vilela fica na UTI Neonatal, Maternidade e Pediatria, a Natália Massaro atua nas UTI’s adultas e Maria Cecília Oliveira fica no setor de Oncologia.
O setor de Psicologia Hospitalar do HCSL abrange várias especialidades, seja nos setores de Oncologia, Hemodiálise, Enfermarias, UTI’s adultas, UTI neonatal e Pediátrico, entre outros, compondo o acolhimento psicológico importante para pacientes e familiares. “Trabalhamos em prol da saúde mental e acolhimento dos pacientes neste cenário do adoecimento. A área da psicologia é fundamental pois é responsável para levar e oferecer o maior suporte emocional a todos”, explica Thaís.
O setor, considerado mais um grande diferencial do HCSL, também desenvolve um trabalho de integração com funcionários e familiares que é essencial para melhoria da saúde dos pacientes. Os psicólogos hospitalares também realizam um trabalho com as equipes de cada setor do Hospital, enfermeiros e médicos que estão junto dos pacientes e precisam de suporte da ordem emocional e de treinamento no dia a dia.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.