Qualidade e segurança são os pontos principais do Departamento de Anatomia Patológica e Citopatologia, que é mais um diferencial do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), pois a maioria das instituições de saúde do país não possuem esse privilégio voltado para os pacientes.
Só grandes hospitais como o HCSL possuem um departamento próprio de anatomia patológica e citopatologia. “Isso é fundamental pela qualidade e pessoalidade dos exames. Outro diferencial, é que aqui no HCSL, casos dessa área podem ser discutidos por um grupo de especialistas levando em conta suas particularidades para oferecer o melhor atendimento ao paciente”, conta o Dr. Rogério Mendes Grande, médico patologista, responsável técnico pelo Departamento de Patologia do HCSL. Ele também é presidente da Associação Médica de Pouso Alegre e Região (AMPAR) e delegado Adjunto do CRMMG/Pouso Alegre (MG).
O setor de Anatomia Patológica e Citopatologia conta com uma equipe multidisciplinar formada quatro médicos patologistas, farmacêuticos, biólogos, estagiárias da fisioterapia, além da equipe administrativa.
O Departamento de Patologia analisa as diversas biópsias e peças cirúrgicas para o diagnóstico das doenças e assim possibilitar o tratamento adequado, dos tumores e doenças inflamatórias. “Assim, desde biópsias gástricas até grandes ressecções cirúrgicas, como retirada da mama, ou próstata são analisadas no departamento do HCSL. O exame anátomo-patológico, que visa o diagnóstico de uma doença através da análise de fragmentos de tecido ou órgão retirados por procedimentos de biópsia ou cirurgia, é fundamental para o prognóstico e tratamento do paciente”, destaca a biologista Fernanda Pereira, que é líder do Laboratório de Anatomia Patológica no HCSL. Fernanda é bióloga com mais de 10 anos de experiência na área de Anatomia Patológica e mestre em Ciências Aplicadas à Saúde.
O setor oferece precisão e agilidade e uma equipe multidisciplinar comprometida com excelência do diagnóstico. “Todo exame enviado ao Departamento de Patologia é tratado com todo cuidado e atenção que os pacientes merecem. Cada exame é único, por isso é analisado com absoluta qualidade e menor prazo possível”, garante Dr. Rogério, lembrando que o Departamento atua na atenção integral ao paciente oncológico no novo Hospital Oncológico.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.