O projeto Lean, que conta com profissionais de saúde do Hospital Beneficência Portuguesa do estado de São Paulo, inicia a Fase 2 no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) neste mês de setembro. “Devido à sua alta performance na implantação do Lean na Fase 1, chamada Lean das Emergências, nós fomos contemplados para participar da Fase 2, que trará muitos benefícios aos pacientes e ampliação de acesso, porque iremos trabalhar diretamente no Centro Cirúrgico e Unidades de Internação. Vamos atuar na rotatividade e gestão de leitos, uma plataforma que irá beneficiar muito a população de Pouso Alegre e região”, afirma a diretora administrativa do HCSL, Jusselma Reis.
O especialista em processos da diretoria de Compromisso Social, Clésio Gomes Souza, explica que o objetivo dos consultores é trabalhar na instituição como um ecossistema, pois todas as posições e funções no HCSL são extremamente importantes para fazer com que o projeto alavanque e colha bons frutos. O processo de seleção é realizado a partir da auto inscrição e a comprovação de bons resultados na instituição. “O HCSL foi comtemplado após seleção do Ministério da Saúde passando por crivos das secretarias estaduais e municipais. O HCSL passou a participar da segunda fase pelos bons resultados de desempenho na primeira fase, com resultados tangíveis e dados gerados pela performance executada com êxito”, conta Clésio.
Lídia Akemi Tatekawa, médica consultora do Lean, esclarece que o objetivo do projeto é trabalhar o hospital em todos os setores para que ele funcione bem como um todo e, para isso, será seguido um cronograma semelhante que obteve grande sucesso na Fase 1, desenvolvida no Pronto Socorro do HCSL. “Vamos desenvolver as atividades durante um ano no HCSL realizando aulas com as ferramentas e dinâmicas do projeto Lean, para que seja colocado em prática tudo que está sendo ensinado.Estamos animadíssimos com essa nova fase do Lean, chamada de ‘Transformação Lean’. Observamos o quanto todos estão empenhados em obter ótimos resultados. A expectativa é que a gente consiga melhorar cada vez mais os resultados em todos os setores do hospital e que tudo funcione cada vez melhor para atender os pacientes”, adianta Lídia.
Na Fase 1 do projeto Lean , o HCSL conquistou os melhores resultados do Brasil, e no processo apresentou melhorias de qualidade, assistência e agilidade na fluidez dos processos internos, reduzindo a superlotação do Pronto Socorro.
Ascom/FUVS
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