O Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) desenvolve trabalhos diários que são imprescindíveis para recuperação dos pacientes da instituição. “Nossa atenção é voltada para os pacientes, pois precisamos ver se eles estão conseguindo comer, e quando eles não conseguem, fazemos tudo para melhorar, mudando uma receita, uma temperatura, uma consistência, ou entramos com suplementação, além daquelas feitas aqui como uma vitamina, uma gelatina hiperproteica, coisas que fazemos para melhorar a aceitação do paciente. Por exemplo, quando o paciente não consegue comer via oral, o médico prescreve uma sonda e a gente faz a alimentação via sonda, que vai direto no estômago ou no intestino do paciente”, explica a coordenadora e nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do HCSL, Thaila Romanelli.
Ela explica que função do nutricionista é fundamental para a recuperação do paciente. “O alimento é o nosso combustível. Não adianta ter o melhor tratamento, a melhor cirurgia, o melhor medicamento se não tivermos o básico que é a alimentação. O nosso organismo não consegue metabolizar e se recuperar. Então é muito gratificante poder, por meio deste setor, auxiliar na recuperação do paciente”, analisa Thaila, contando que no HCSL são servidas centenas de refeições diariamente.
Além de Thaila, o HCSL conta com o trabalho de outros oito nutricionistas atuantes em vários setores da instituição. “Temos toda a estrutura e apoio para desenvolver nosso trabalho com excelência. Por isso, lembro sempre que o nutricionista que atua em um hospital deve se colocar no lugar do paciente e fazer o melhor possível por sua recuperação, com humanização, empatia, dedicação e muito amor no coração”, conclui Thaila, que em 2016, assumiu a coordenação do setor. Ela também é professora da disciplina de Terapia Nutricional no curso de Nutrição da Univás desde 2021.
O Serviço de Nutrição e Dietética, que também oferece espaço de aprendizagem para estagiários do curso de Nutrição da Univás, funciona 24h por dia, sendo que o atendimento nutricional é feito diariamente de segunda a sexta-feira das 7h às 17h e nos finais de semana, das 7h às 12h. Os técnicos de nutrição atuam das 14h às 23h.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.