Destaque internacional em geração e distribuição de energia e sustentabilidade, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) também se consolida como referência na gestão de projetos. A gerência do Escritório de Gestão de Projetos da companhia foi agraciada com o reconhecimento internacional de “Excellence Distinction”, na categoria “Competencies Development” pelo Project Management Institute (PMI), uma das mais renomadas organizações do setor.
A premiação veio após avaliação de 450 especialistas de vários países e será dividida com a Organização Saudita de Padrões, Metrologia e Qualidade (Saso), da Arábia Saudita. A entrega do prêmio ocorre em dezembro, na Turquia.
Criada em 2021 para atuar como um parceiro estratégico na condução dos projetos na Vice-Presidência de Geração e Transmissão, a área especializada em projetos da Cemig sempre teve foco na implementação da cultura de gestão desses trabalhos, incorporando as melhores práticas, valorizando ativos organizacionais e garantindo a disseminação de informações e de tomadas de decisão para atingir os objetivos estratégicos.
“Desde então, a evolução na gestão de projetos foi bastante expressiva, atingindo patamar de destaque perante as demais empresas, com diversos profissionais certificados neste modelo de trabalho. O reconhecimento pelo PMI solidifica a posição da Cemig como uma referência nesta área”, afirma o gerente de Gestão de Projetos de Expansão de Geração e Transmissão da Cemig, Alexandre Duarte Barhouch Aires.
Destaque nacional
Essa é a segunda premiação de destaque conquistada pela equipe especializada da Cemig no ano. O departamento já tinha sido escolhido o segundo melhor do país no Congresso Brasileiro de Gestão, Projetos e Liderança, realizado em abril, no Rio de Janeiro.
Alexandre Barhouch atribui o reconhecimento ao árduo trabalho de todas as equipes, e destaca que a premiação reconhece a atuação abrangente do Escritório de Gestão de Projetos. “Além de ser um pilar na estrutura da Vice-Presidência de Geração e Transmissão, o escritório mantém uma sólida parceria com diversas áreas da empresa, provendo metodologia, ferramentas e treinamentos, tudo baseado nas melhores práticas e focado na evolução constante dos processos”.
Função essencial
Ter um Escritório de Gestão de Projetos – Project Management Office (PMO), em inglês – é essencial para uma grande empresa alcançar seus objetivos de maneira assertiva e sustentável. Essa estrutura tem como principal objetivo garantir que os projetos e programas sejam executados de maneira adequada e em consonância com o planejamento estratégico.
Esse setor pode ser organizado de diversas maneiras, dependendo das características de cada empresa, mas sempre com a preocupação de fornecer informações e suporte às decisões relacionadas aos processos implementados pela empresa.
“O Escritório de Gestão de Projetos atua como um agente de transformação da cultura nessa área, garantindo padronização e otimização de processos, por meio da evolução contínua do conhecimento, promovendo capacitação das equipes e a utilização das ferramentas mais modernas, visando a tomada de decisão adequadas por todas as esferas da liderança e os melhores resultados para a companhia”, afirma Alexandre Barhouch.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.