Nesta quarta-feira, 27 de novembro, a Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) comemora mais uma data muito especial: o Dia do Engenheiro e Técnico de Segurança do Trabalho. Para a data, entrevistamos Fernanda de Souza Fonseca, técnica de segurança do trabalho, que atua há quatro anos na instituição. “Aqui na FUVS, um dos nossos locais de atuação é o hospital. Dessa forma, nosso trabalho é imprescindível, não desmerecendo as outras áreas, trabalhamos com vidas, e por isso, o cuidado vem sempre em primeiro lugar. Ali, conscientizamos os colaboradores e atuamos para eliminar os riscos biológicos, comuns em áreas hospitalares. Sempre orientamos e nos preocupamos com os profissionais de saúde, que devem estar sempre bem para cuidar dos pacientes. Fazemos parte de uma grande engrenagem e nosso principal objetivo é cuidar dos colaboradores para que eles atuem bem junto aos pacientes”, afirma Fernanda.
A vocação de Fernanda em atuar na área veio da inspiração com seu tio Damião Coelho de Souza, um dos primeiros técnicos de segurança do Centro Hospitalar Samuel Libânio. “Ele é para mim como um segundo pai. Então, quando eu pensava em ser técnica de segurança eu tinha meu tio como referência e hoje é muito gratificante exercer a mesma função. Então pra mim é uma honra e eu agradeço muito a Fundação, muito a equipe, muito o Daniel, por poder atuar aqui na FUVS. Aqui recebo todo apoio para exercer minha função, além de toda a estrutura, participo de treinamentos internos e externos que me fazem uma profissional cada dia melhor”, conta.
Ela é formada no curso de Técnico de Segurança do Trabalho no Instituto Federal do Sul de Minas de Pouso Alegre. “O principal objetivo da nossa função é a saúde do trabalhador. Primeiro, analisamos as atividades que eles estão exercendo e verificamos quais são os riscos inerentes da atividade para agirmos com a prevenção. Posteriormente, analisamos a possibilidade de eliminar esses riscos por meio de equipamentos de proteção coletiva (EPCs). Nossa pretensão é manter a saúde do colaborador sempre tranquila e inata, eliminando riscos ou eliminando os danos à sua saúde. Então, nosso principal objetivo é possibilitar que o colaborador possa trabalhar feliz, seguro e tranquilo”, analisa Fernanda.
Para Fernanda, o mais gratificante na sua profissão é a possibilidade de cuidar das pessoas. “eu costumo dizer que eu sou cuidadora, é uma característica minha, então eu gosto do cuidar das pessoas. Então, eu tenho orgulho de fazer parte dessa equipe, eu tenho orgulho de falar que eu trabalho aqui a FUVS. Cuido de quem cuida e isso é muito gratificante”, conclui.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.