Na manhã desta sexta-feira (13), os vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos em Pouso Alegre nas Eleições 2024 foram diplomados pela Justiça Eleitoral na Câmara Municipal. Eles tomarão posse no dia 1º de janeiro.
A cerimônia foi conduzida pelo chefe do Cartório Eleitoral de Pouso Alegre, Milton Gonçalves Junior. Compuseram também a mesa de trabalhos o juiz eleitoral Napoleão da Silva Chaves, presidente da 227ª Junta Eleitoral de Pouso Alegre, e Agnaldo Lucas Cotrim, promotor eleitoral.
Foram diplomados os vereadores Davi Andrade (Avante); Delegado Renato Gavião (PSDB); Dionísio (Republicanos); Dr. Edson (Republicanos); Ely da Autopeças (PSD); Elizelto Guido (PSD); Fred Coutinho (Republicanos); Hélio Carlos de Oliveira (PT); Israel Russo (União Brasil); Leandro Morais (União Brasil); Lívia Macedo (PC do B); Miguel Tomatinho do Hospital (PSD); Odair Quincote (União Brasil); Oliveira (Republicanos) e Rogerinho da Policlínica (Avante). O prefeito eleito Coronel Dimas e o vice Igor Tavares também foram diplomados na ocasião.
Na abertura da cerimônia, Napoleão da Silva Chaves expressou seu desejo – que ressoa no desejo dos cidadãos e eleitores pouso-alegrenses – de que tanto o prefeito e o vice-prefeito como os vereadores “cumpram com honestidade, eficiência, moralidade e transparência as relevantes funções dos cargos para os quais foram eleitos pelo povo”. “Lembrem-se de que a missão a vocês outorgada deverá ter sempre, em primeiro lugar, o interesse público, que deve prevalecer sobre os interesses pessoais e particulares. O atuar do homem público deve ser despojado de vaidades pessoais e de revanchismo político, pois, do contrário, estará fadado ao insucesso e à execração pública e exposto à defenestração popular”, destacou o juiz.
A diplomação dos eleitos em Pouso Alegre foi transmitida pela TV Câmara (canal digital 18.2 e YouTube) e pela Rádio Legislativa FM 96,7.
Diplomação: o que é
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse no cargo. Nessa ocasião, ocorre a entrega dos diplomas, que, em eleições municipais, são assinados pelo juiz diretor do Foro Eleitoral ou juiz eleitoral responsável por cada município.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.