O Serviço de Hemodiálise do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) realiza nos dias 18 e 19 de dezembro confraternizações natalinas para os pacientes, com direito a Papai Noel, sorteio de brindes e muita música. “As festividades de Natal têm um papel essencial na promoção do bem-estar emocional dos pacientes. Esse momento cria um ambiente mais acolhedor, mais humanizado, trazendo uma proximidade da equipe com os pacientes, trazendo mais esperança, alegria e bem-estar de uma forma geral. Eu desejo que cada um dos nossos pacientes tenha um ano sempre melhor, um ano que traga cada vez mais esperança para a família, cada vez mais melhorias, para que todo mundo fique sempre bem”, disse a médica Daniela Zica, coordenadora e responsável técnica do Serviço de Transplante Renal do HCSL.
O setor está enfeitado com detalhes natalinos e também estão sendo servidos lanches especiais com alimentos preparados com muito carinho pelo setor de Nutrição e Dietética do HCSL. “Como paciente e como amigo de todos desse setor, é muito gratificante esse momento natalino. Me vestir de Papai Noel e levar um pouquinho de alegria é muito gratificante. Espero que Deus permita que eu faça isso por muitos e muitos anos. Esse setor é uma família para mim, sou muito grato a todos e fico muito feliz de estar aqui com meus amigos”, conta o paciente José Alessandro Andrade.
Membros do projeto de Biblioterapia do CHSL arrecadaram panetones que estou sendo entregues aos pacientes. “Gostaríamos que os pacientes soubessem que temos muito carinho por eles. O pessoal do projeto gostou muito de poder ter esse contato com os pacientes. São relatos de muito aprendizado e humanização. Agradecemos a oportunidade de poder desenvolver esse projeto no hospital”, conta a bibliotecária Michelle Correa.
Segundo a enfermeira Luciana de Cássia Almeida, responsável técnica do setor, o evento festivo mostra a forma carinhosa e humanizada com que a equipe cuida dos pacientes renais no dia a dia. Os pacientes com insuficiência renal crônica ficam cerca de quatro horas em cada sessão de hemodiálise sempre cercados de carinho e atenção por médicos nefrologistas, urologistas, vasculares, anestesistas, além de intensivistas e equipe multiprofissional de Enfermagem composta por especialistas e técnicos.
O Serviço de Hemodiálise do HCSL oferece um ambiente de muito respeito, união e dedicação no dia a dia. O setor faz uma média de 2.900 sessões mensais, ou seja, uma média anual de 35 mil para pacientes crônicos e mais três mil para pacientes agudos, que tem potencial maior de recuperação.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.