A cidade de Pouso Alegre, no Sul de Minas, ganhou um novo colorido nesta segunda-feira (13/1), com o início da pintura dos murais do projeto Arte nas Águas de Minas. A iniciativa, que une arte urbana e conscientização ambiental, transformará o reservatório de água da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), no bairro Colina Santa Bárbara, em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto.
Com a temática central voltada para a água e sua importância como fonte de vida, os murais serão assinados pelos artistas locais Prado Neto e Jefferson Vilela (TADEO), selecionados via edital, e pela artista Fênix, convidada pela curadoria do projeto. As obras podem ser acompanhadas por toda a população e finalizam com uma inauguração prevista para o próximo dia 24/1.
“O projeto está na sua quarta cidade, Pouso Alegre, e estamos muito felizes em estar na região do Sul de Minas, uma região em que a cena do grafite e da arte urbana é muito forte. Acredito que o projeto contribuirá para o fomento da cena artística entregando obras belíssimas e contundentes para a população da cidade’, comemorou a coordenadora de Projetos da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio), Ludmilla Ramalho.
Uma iniciativa que une arte e propósito
O Arte nas Águas de Minas, patrocinado pela Copasa, busca promover reflexões sobre a água como substrato essencial para a vida e para a justiça social, utilizando a expressão artística como meio de sensibilização. Segundo o superintendente de Operações da Copasa na região Sul, Luiz Eduardo Carvalho Gomes, o projeto é um exemplo de como o propósito da companhia vai além do saneamento.
“Transformar nossas unidades em espaços de arte e reflexão é uma maneira de reforçarmos o nosso compromisso com a água e com as pessoas. Este projeto une beleza, cultura e conscientização, e em Pouso Alegre, temos o privilégio de ver essa transformação tomar forma pelas mãos de artistas tão talentosos. Ele traduz o que a Copasa representa: cuidado com o meio ambiente e valorização da comunidade que atendemos” afirmou Luiz Eduardo.
O gerente da Regional Pouso Alegre, Joab Borges, também destacou o impacto positivo do projeto para a cidade e sua população. “Este é um trabalho que inspira e conecta as pessoas, lembrando a todos da importância da água em nossas vidas. Ver a nossa unidade se transformar em uma galeria a céu aberto, acessível a todos, reflete o compromisso da Copasa em gerar valor para a sociedade e cuidar do que temos de mais precioso” enfatizou Joab.
Arte e sustentabilidade em movimento
O Arte nas Águas de Minas é uma realização do Ministério da Cultura e da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio), viabilizado pelo Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Desde outubro de 2024, o projeto está levando a produção de murais artísticos a unidades da Copasa em diferentes cidades do interior de Minas Gerais.
Até março de 2025, serão concluídas 18 obras em seis municípios do estado. Após passarem por Divinópolis, no Oeste de Minas, Contagem, na RMBH e Araxá, no Alto Paranaíba, as intervenções artísticas chegam agora a Pouso Alegre. As próximas paradas serão Montes Claros, no Norte de Minas e Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce, consolidando a iniciativa como uma das mais marcantes na valorização da arte urbana em Minas Gerais.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.