Berço da produção nacional de azeites de oliva extravirgem, o município de Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, promove na próxima semana a sexta edição da Festa do Azeite Novo.
O evento, que vai ocorrer entre os dias 2 e 4/3, oferecerá aos visitantes a possibilidade de conhecerem os olivais e os lagares nos quais acontece o processo produtivo.
Responsável pela extração pioneira e pelo desenvolvimento de diversas tecnologias para o setor, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é correalizadora do evento e terá participações em diferentes momentos da programação.
No sábado (3/5), às 10h, acontecerá uma visita guiada ao Campo Experimental da Empresa em Maria da Fé. “Na oportunidade, os pesquisadores vão apresentar um histórico da olivicultura, os trabalhos que são desenvolvidos, a agroindústria de extração do azeite e os pomares experimentais de oliveiras”, informa o pesquisador Pedro Moura.
A programação contemplará também visitas guiadas, entre os dias 1 e 4/5, a outras propriedades de oliveira do município: Fazenda Santa Helena (produtora do Azeite Monasto); Casa Grappolo (Azeite Fio de Ouro); Olivais de Quelemém (Azeite Zet); e Fazenda Maria da Fé. As informações sobre horários e agendamentos estão disponíveis no Instagram @festadoazeitenovo.
Ainda no sábado, a equipe da Epamig disponibilizará, na área da festa, um plantão técnico para esclarecer dúvidas sobre olivicultura e azeites, das 15h às 19h. A equipe também participará da roda de conversa “O futuro da olivicultura no Sudeste”, promovida pela Associação dos Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira (Assoolive), às 18h.
Cozinha show
A gastronomia vai ocupar um espaço de destaque na programação. Em parceria com o Sebrae, serão realizadas harmonizações entre azeites locais e pratos das culinárias mineira, ibérica e italiana. A cozinha show acontecerá em quatro momentos distintos, no Centro Cultural, com vagas limitadas.
Na sexta-feira (2/5), às 15h, o tema será confeitaria, com o preparo de um bolo de azeite com mousse de chocolate. No sábado, serão duas edições: Gastronomia Ibérica, às 14h, e Gastronomia Mineira, às 16h. Encerrando a programação, a Gastronomia Italiana será o assunto, no domingo, às 14h.
Fonte Governo de Minas/SECOM
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.