Embora não exista nenhum registro de ocorrência de morte de macacos infectados pelo vírus da febre amarela ou registro de casos em humanos no município de Pouso Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando a campanha de vacinação em bairros urbanos e na zona rural, além dos distritos. No ano passado foram aplicadas 20.765 doses da vacina nas unidades do município. Este ano a Secretaria de Saúde está intensificando ações para superar este número e chegar bem perto da meta que é de 95% de cobertura.
O medo da doença tem mobilizado as cidades. Mesmo aquelas onde não houve registro nem da doença nem de óbito de primatas, o alerta é grande. Esta semana a Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta para 14 regionais de saúde, incluindo a sediada em Pouso Alegre e que abrange 53 municípios.
Alguns deles tiveram ocorrências e suspeitas, porém no município de Pouso Alegre não houve nenhum registro de ocorrência de óbito de primatas. Porém, apesar da situação de tranquilidade, a Secretaria Municipal está intensificando a imunização. A orientação é para que as pessoas que ainda não se vacinaram procurem os postos de vacinação no município para regularizar a sua situação vacinal, munidos do cartão de vacina que é um documento indispensável, pois é a única forma da pessoa provar que está vacinada.
A Secretaria de Saúde de Pouso Alegre informa que está vacinando nos seguintes locais e horários.
DAS 8h ÀS 16h:
- UBS Puericultura
Materno Infantil São Geraldo
Unidade Básica de Saúde São João
ESF Sebastião Reis (Bairro Jardim São João)
UBS Caic Árvore Grande
ESF Jardim Brasil
UBS Colina Santa Bárbara
ESF Esplanada
UBS Fátima
ESF Yara
*Unidades com horários diferenciados:
ESF Pão de Açúcar Segunda, terça e quinta-feira das 08h às 16h;
ESF Cidade Jardim DAS 8h ÀS 11h;
ESF Algodão Quarta e Sexta-feira DAS 07h30 ÀS 12h;
ESF Cruz Alta Segunda, terça e quinta DAS 07:30 ÀS 12hs;
Pantano DAS 08h ÀS 15:30h;
Unimed DAS 13h30 ÀS17h.
Quem precisa se vacinar?
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde o público-alvo são crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 59 anos que podem se dirigir aos postos buscar a imunização contra febre amarela. A vacinação para a população acima de 60 anos requer avaliação médica, devendo ser observadas a presença de comorbidades que contraindiquem a vacinação e análise cuidadosa de risco versus benefício, por isso somente serão vacinadas mediante prescrição médica. Lembrando que as pessoas que seja contra indicada a vacinação devido comorbidades ou imunossupressão devem tomar outras precauções como utilizar roupas compridas, usar repelentes, colocar telas nas janelas e evitar áreas com mata. Importante: A indicação do Ministério da Saúde é dose única para todas as pessoas, portanto quem já se vacinou não tem necessidade de revacinação.
A Secretaria reforça que a vacina contra febre amarela é a medida mais importante para prevenção e controle da doença e apresenta eficácia de 95% a 99%. Entretanto, assim como qualquer vacina ou medicamento, pode causar eventos adversos, como febre, dor local, dor de cabeça, dor no corpo.
Fonte: ASCOM/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.