Aconteceu nas dependências do 14º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Fernão Dias – a troca de comando é realizada a cada dois anos, o ten cel Mauro Fernando Rego de Mello Jr, que sucede o cel Rubens Ribeiro Guimarães Jr. O ato de posse aconteceu às 18h na quinta-feira, 11 de janeiro na sede da corporação e foi presidido pelo general de divisão Guido Amin Naves e a passagem de comando foi conduzida pelo general de brigada Adelson Carlos Katibe. Também foram registradas as presenças do general do exército Jarbas Bueno da Costa e do general de divisão Eduardo José Barbosa.
O prefeito de Pouso Alegre/MG, Rafael Simões e a primeira-dama Ana Simões participaram da solenidade de posse do novo comandante. Acompanharam o chefe do Executivo o vice-prefeito Dr. Paulo Valdir e sua esposa Renata Brianesi e secretários municipais. Também o Legislativo se fez presente através do seu presidente Leandro Morais e vereadores.
O prefeito Rafael Simões na oportunidade, parabenizou o ex-comandante Rubens Guimarães Jr pelo trabalho realizado à frente do 14º GAC e deu as boas-vindas ao novo comandante Mauro Fernando Mello, que assume a missão de comandar a unidade do Exército Brasileiro sediada em Pouso Alegre.
O ten cel Mauro Fernando Rego de Mello Jr nasceu em Petrópolis/RJ, em 1972. Ingressou no Exército em 1991 e, ao ser nomeado para o comando do 14º GAC exercia a função de Chefe de Seção de Serviço Militar da 1ª Região Militar sediada no Rio de Janeiro.
O 14º GAC
O decreto Presidencial n°11.498, de 23 de fevereiro de 1915, criou o 10°Regimento de Artilharia Montada, com sede em Pouso Alegre/MG. O início de sua instalação, contudo, data de 15 de março de 1918, com a chegada do Ten. Cel. Marcos Pradel Azambuja. Ao longo dos anos o 10°RAM recebeu outras denominações: 8°RAM em 1919 (até 1959); 4°Regimento de Obuses 105 e, posteriormente, II/4°RO 105. Em novembro de 1972, pela Portaria Ministerial Reservada, n°036, passou a denominar-se 14° Grupo de Artilharia de Campanha.
O Atual 14° GAC tomou parte ativa em inúmeros episódios de nossa história: Revolução de 1924, Revolução de 1930, Revolução de 1932, 2ª Guerra Mundial (os efetivos remanescentes em Pouso Alegre mantiveram em vigilância 62 prisioneiros de guerra alemães, durante seis meses, até a remoção para o Rio de Janeiro) e Revolução de 64.
Em 1959 foi equipado com o material de 105 mm, permanecendo até 1981. Posteriormente foi transformado em GAC de 155 mm, recebendo 12 obuseiros deste calibre, mais adequados no apoio as ações da 4ª Divisão do Exército.
Os pouso-alegrenses Cel. Newton Meyer de Azevedo e Cel. Sudário Rios Braga comandaram o 14° Grupo de Artilharia de Campanha- “Grupo Fernão Dias”.
Fonte: Revista Memórias de Pouso Alegre, Museu Histórico Municipal Tuany Toledo /Redação JC
Fotos: PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.