Na quinta-feira, 01 de fevereiro de 2018, aconteceu no CERM – Centro Educacional Reis Magos, situada na Avenida João Rezende Filho, Bairro São Cristóvão em Pouso Alegre/MG, a Missa em Ação de Graça Volta das Aulas, presidida pelo diretor-geral, Pe. Mário Zappa. A celebração aconteceu no salão da escola e marca o início do ano letivo, onde as crianças, os profissionais da educação e seus familiares recebem a bênção de Deus para uma nova jornada que se inicia.
O objetivo é ir ao encontro das crianças na escola e ensinar valores cristãos. Fazer com que saibam que Deus os criou para serem felizes e sábios, que Ele cuida de cada uma e devem ser agradecidas.
A Missa em Ação de Graças pela volta das aulas proporciona um encontro entre a Igreja, família e escola – onde as crianças passam a maior parte do tempo durante o ano -, e desperta a comunhão entre elas não apenas na teoria, mas, na prática, e no convívio social. Também resgata o valor da família e amor ao próximo.
A origem dessa bênção segundo Pe. Mário Zappa se baseia na tradição já existente em algumas dioceses da Itália, quando os estudantes se encontram com o padre e recebem uma bênção determinando que mais um ano letivo está se iniciando.
O que se carrega na mochila?
A mochila representa tudo o que se carrega para a escola, podem ser coisas boas ou más, vai depender de cada um. Além dos materiais escolares carregam atitudes e valores do dia a dia. Jesus ensinou o caminho que leva ao céu, Ele é o próprio caminho! Mas há milhares de crianças que nascem e crescem sem conhecer Deus. Elas são amadas por Deus e precisam saber disso! Independente de suas crenças religiosas.
O momento de voltar a aulas para o CERM é fundamental e deve ser encarado como oportunidade para um futuro promissor. O trânsito de alunos se intensifica por todo o bairro São Cristóvão e, em algumas ruas, é possível observar o aumento do movimento de pedestres e o alarido das vozes de crianças se dirigindo alegres para a escola. O cenário não deixa dúvidas: é época de volta às aulas.
Mas o que esse momento pode significar para os alunos e alunas matriculados na escola que oferece ensino fundamental I e II? Certamente os sentidos são diversos. Para uns, a volta às aulas traz um frio na barriga ante a expectativa de enfrentar o novo, o diferente; para outros, uma ansiedade por começar logo, uma animação de (re)encontrar amigos, de voltar ao ambiente escolar e de aprender coisas novas; já para alguns, significa exatamente o contrário: um desanimo de voltar à rotina, de abandonar as férias e de retomar obrigações que lhe serão uteis no futuro. O mais provável, porém, é que todos esses sentimentos estejam presentes e se confundam na cabeça dos estudantes. Por este motivo Padre Mário Zappa os recebe com carinho e, como ministro de Deus, as primeiras palavras são de orações e bênçãos, de orientações disciplinares para o perfeito entrosamentos de professores, funcionários, alunos e a própria direção para um novo ano que se inicia dentro dos conformes.
Sem dúvidas, o primeiro dia de aula é um dia diferente na escola. Tem cheiro, gosto, barulho e movimento de novidade. Ainda que nem tudo seja novo – professores, colegas, cadernos, livros, matérias, merenda escolar – há um clima que mobiliza e favorece a vontade de aprender e de descobrir coisas novas. Por isso, é um dos momentos mais importantes do ano letivo que acontece no CERM e que demanda todo o apoio de pais e responsáveis. Trata-se de uma grande oportunidade para a família estimular o aprendizado, refazendo combinados, estabelecendo metas e ajudando as crianças e jovens a organizarem suas rotinas de atividades e estudos.
O CERM como em todos os anos faz a sua parte, realizando um bom planejamento, apoiado em seu projeto político pedagógico e contando com a participação da comunidade sabe que a união de todos é de suma importância para a formação do indivíduo, que ali, além das matérias, receberá uma educação para o seu dia a dia na sociedade em que vive. O CERM ainda cria condições para que o planejamento possa ser devidamente colocado em prática, selecionando e elaborando materiais didáticos, adquirindo o material escolar necessário e desenvolvendo ações de formação de professores, sem se esquecer da infraestrutura, como reformas e reparos durante as férias. Afinal, é muito difícil organizar um primeiro dia de aula animado e que ajude a engajar professores e estudantes no processo de ensino pretendido. O aprendizado sem a organização adequada não é funcional, depende de todos os segmentos para o bom funcionamento da escola, não apenas no primeiro dia quando voltam eufóricos para o reinicio das aulas, mas, os demais dias escolares devem ser encarados com responsabilidade, a escola tem que ser um complemento do lar. E o CERM sabe disso no seu curriculum escolar de atividades.
Como meta principal o CERM, busca tornar este primeiro dia ainda mais especial, organizando, por exemplo, melhor o espaço escolar, os profissionais que serão responsáveis pelos seus filhos e as propostas de trabalhos e projetos para o ano letivo e até a merenda que será servida com carinho e bom gosto. Ainda que não haja condições para a participação de todos os pais, trata-se de uma ótima oportunidade para estreitar os vínculos entre a escola e as famílias. A escola tem sido referência em todo o município.
Para que a equipe escolar possa manter seus alunos motivados e interessados durante todo o ano, é preciso compromisso e engajamento de cada profissional no projeto da escola e com a aprendizagem dos seus alunos, assegurando um excelente aprendizado, mas também é fundamental que sejam garantidas as devidas condições de trabalho, que passam pelos aspectos descritos acima chegando até planos de carreira e salários compatíveis. É aí que entram as responsabilidades das secretarias de educação e do MEC (Ministério da Educação), que devem apoiar as escolas com políticas e programas como, por exemplo, o PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), que transfere verbas para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica da escola, ou programas de secretarias municipais que invistam em laboratórios de educação digital e formação de professores.
O mais importante é que as ações da gestão escolar do CERM possa garantir um aprendizado eficaz e alunos felizes para que o aproveitamento escolar, possa ser o grande elo de formação, despertando em cada um o desejo do que realmente querem ser quando crescerem. É com dose certa de carinho e amor que a disciplina é colocada em prática durante o ano letivo, na certeza de, além da instrução recebida, educar nossos jovens para um futuro promissor, sólido e eficaz. Essa tem sido durante muitos anos, a meta do Centro Educacional Reis Magos e de sua diretoria, um momento promissor que possa gerar mais ânimo e contentamento e com as bênçãos de Deus, pessoas integras, capacitadas e com condições normais de construírem no futuro uma grande nação brasileira.
Que todos possam ser bem-vindos e recebidos com amor.
A Direção
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.