O município de Extrema, no Sul de Minas, – instalado na bacia do Rio Piracicaba – discute com o governo de São Paulo a integração de projetos ambientais. O prefeito João Batista/PSDB se reuniu nesta sexta-feira, 16/2, com o governador Geraldo Alckmin/PSDB para ampliar a parceria, iniciada no ano passado, quando o governo paulista implantou, inspirado no Projeto Conservador da Mantiqueira, antes chamado Conservador das Águas, o Programa Nascentes, que tem por meta restaurar até o final de 2018, 10 mil hectares, com o plantio de 16 milhões de mudas nativas.
A parceria destina-se à expansão do Conservador da Mantiqueira, que cobrirá 280 municípios, sendo 20 paulistas, 7 cariocas e 253 de Minas. As águas “produzidas” no rio Jaguari, principal rio da bacia do Piracicaba, integram as represas do Sistema Cantareira, responsável por mais de 50% do abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, bem como de outros municípios pertencentes à mesma bacia.
Premiado internacionalmente, o projeto Conservador das Águas foi implantado pela prefeitura de Extrema/MG em 2005. São objetivos do projeto aumentar a cobertura florestal nas sub-bacias hidrográficas e implantar microcorredores ecológicos; reduzir os níveis de poluição difusa rural decorrentes dos processos de sedimentação e eutrofização, e de falta de saneamento ambiental; difundir o conceito de manejo integrado de vegetação, solo e água, na bacia hidrográfica do Rio Jaguari; garantir sustentabilidade socioeconômica e ambiental dos manejos e práticas implantadas, por meio de incentivo financeiro aos proprietários rurais.
Fonte: EM/Estado de Minas
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.