O bom filho a casa retorna, o corpo de Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho chegou em Pouso Alegre/MG nesta segunda-feira, 02/4 conforme estava programado. Ele morreu no domingo de páscoa, 01/4. estava com 79 anos de idade, e internado no Hospital das Clínicas Samuel Libânio desde o dia 9/3. Seu problema com a saúde começou em 16 de fevereiro quando foi submetido a uma cirurgia para retirada de um coágulo na cabeça. Dom José Luiz Majella Delgado e outras autoridades religiosas aguardavam na porta da Catedral a chegada do corpo, vindo de Monte Sião onde atualmente residia o bispo falecido. O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões acompanhado de seu chefe de gabinete, Cel Dimas também estava presente.
Assim que o carro da funerária chegou, os sinos da Catedral ressoaram, anunciando que Dom Ricardo estava volta a cidade da qual por 18 anos, soube conduzir com maestria seu fiel rebanho, até que ao atingir os 75 anos, pediu ao Papa Francisco licença tornando-se o primeiro bispo emerito da Diocese, ocupada atualmente por Dom Majella.
Centenas de pessoas já aguardavam o cortejo fora e dentro da Catedral, bispos da região como Dom João Bosco se fez presente para estas homenagens que se iniciaram com Missa Ezequias celebrada com muito carinho. Dom Majella bastante emocionado durante a homilia falou do trabalho e da doença de Dom Ricardo e pediu aos fiéis que orem e se façam presentes em várias celebrações que aconteceram até amanha, quando Dom Ricardo será sepultado na Kripta da Catedral ao lado de outros bispos que o antecederam.
A doença de Dom Ricardo
Segundo informações prestadas por Padre Andrey Nicioli, coordenador da comunicação da arquidiocese, o arcebispo emérito seguia internado na UTI do Hospital Regional Samuel Libânio. Mas, respondia bem ao tratamento”, afirmou. Porém não havia previsão de alta para o religioso. Dom Ricardo completaria em agosto, 80 anos. Recuperando num primeiro momento permaneceu em Pouso Alegre porém, teve uma recaída e teve que ser novamente internado. Desta vez para descansar e rumar para a eternidade junto àquele a quem se comemorava a ressurreição no domingo de Páscoa.
Dom Ricardo foi arcebispo de 1996 a 2014 em Pouso Alegre/MG. Ele foi nomeado arcebispo da Arquidiocese em outubro de 1996 e tomou posse em dezembro do mesmo ano na Catedral Metropolitana como 6º Bispo e 3º Arcebispo de Pouso Alegre.
Conforme determina o Código de Direito Canônico, ao completar 75 anos, Dom Ricardo enviou ao Vaticano sua carta de renúncia que foi aceita pelo Papa Francisco e em maio de 2014 deixou o cargo de arcebispo, dando lugar a Dom Majella que o sucedeu. Dom Ricardo estava atualmente morando em Monte Sião/MG, onde vivia até ficar doente e ser internado no HCSL em Pouso Alegre onde faleceu. Muitos comentam ser um AVC (aneurisma) a causa de morte de Dom Ricardo, a diocese fala em coagulo que foi retirado no cerebro.
NOTA DA ARQUIDIOCESE
Assim que Dom Ricardo falecu a Diocese postou uma nota comunicando a todos: “É com pesar que a Arquidiocese de Pouso Alegre comunica o falecimento de seu Arcebispo Emérito, Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho – Opraem, ocorrido neste domingo (01), dia em que celebramos a Páscoa do Senhor. Ele faleceu no Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, onde estava internado desde o dia 09 de março. Ele completaria 80 anos de idade em agosto deste ano.
Ele foi internado no dia 16 de fevereiro para retirada de um coágulo no cérebro e chegou a ter alta médica no início de março, iniciando sua recuperação no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora. Mas por indicação médica, voltou ao hospital.
O VELÓRIO
O corpo de Dom Ricardo Pedro foi velado primeiramente no domingo, no Santuário Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Monte Sião. Nesta segunda-feira 02/4, seu corpo chega à Catedral Metropolitana de Pouso Alegre às 9:00hs, quando foi recebido por autoridades religiosas, militares e cívis. O prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões estava presente quando o corpo de Dom Ricardo chegou e assistiu a primeira missa celebrada em Pouso Alegre. Após a missa iniciou visitação dos fiéis. Seu sepultamento, segundo informou Dom Majella a TVJC será nesta terça-feira 03/4, após a missa das 14:00hs, na Crípta da própria Catedral. Também presente o pastor da Igreja Batista Bíblica Central de Pouso Alegre, Valdo de Souza que permaneceu durante toda a missa na Catedral e falou deste momento com a TV Jornal da Cidade.
De hoje para amanhã serão vários horários de missa: dia 02/4: 12hs; 15hs; 17hs; 19hs; 21:30hs ; 23:30hs; dia 03/4: 7hs; 9hs; 12hs; 14hs seguida do cortejo de sepultamento.
BIOGRAFIA
Dom Ricardo nasceu em Capelinha/MG no dia 6 de agosto de 1938. Era filho do casal Pedro Chaves Pinto e Paula Amélia Dias. Cursou os dois primeiros anos em escola rural, na fazenda de seu pai, concluindo o primário na cidade de Caetanópolis/MG.
Foi ordenado padre no dia 29 de junho de 1967. Em 1983, licenciou-se em Teologia Moral na Academia Alfonsiana, em Roma. O então padre Ricardo foi designado Bispo de Leopoldina, pelo Papa João Paulo II, em 14 de março de 1990. No dia 21 de abril do mesmo ano foi ordenado bispo em Contagem/MG.
Dom Ricardo foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre no dia 16 de Outubro de 1996, tendo tomado posse no dia 3 de dezembro do mesmo ano. Como Arcebispo Emérito passou a residir no município de Monte Sião/MG.
O arcebispo Emérito da Arquidiocese de Pouso Alegre Dom Ricardo Chaves Pinto Filho, era conhecido como o bispo feliz, estava sempre sorrindo e participando de várias atividades em Pouso Alegre e região, muito amado e querido por todos, deixa saudades, entre seus fieis foi um “cidadão pousoalegrense” que, com dignidade e muito trabalho, soube conduzir suas ovelhas com carinho e dedicação renovando a diocese e ordenando mais de 140 padres para novas missões, espalhados por esse Brasil imenso. Deus vos guarde querido irmão!
Assista o compacto completo de sua chegada a Pouso Alegre e um resumo completo da Missa Ezequias celebrada por Dom José Luiz Majella Delgado direto da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre.
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.