A C.A.P. Comunidade de Ação Pastoral está completando 40 anos de atividades em Pouso Alegre, desde sua fundação que aconteceu na Itália em 25 de Março de 1965 quando espalhou suas sementes e algumas delas foram lançadas no Brasil, germinando em 29 de Maio de 1978, quando o eminente Padre Mario Zappa deixando a Itália seu país de nascimento vem para o Brasil com o desejo no coração de aqui continuar os trabalhos que lá já eram realizados.
No Brasil, do coração dos Padres, Mario Zappa e Bruno Stefenelli, vigários da paróquia João Evangelista procuravam uma nova forma de vida na Igreja, não fugindo do que ela é, mas procurando de uma maneira diferente pregar o amor e a caridade, uma vida nova de trabalho surgia, com o compromisso de sempre ou por toda a vida viver o múnus de Cristo Sacerdote, Profeta e Rei do verdadeiro amor ao próximo.
Inicialmente então em terras brasileiras a então hoje C.A.P. iniciou-se com o nome de CENAC – Cenáculo de Amor e caridade instalado a Avenida Uberlândia, 403 no Bairro São João em Pouso Alegre/MG. Mais tarde nascia o desejo de regularizar a situação religiosa da comunidade perante a Arquidiocese, sendo protocolado um deferimento junto à mesma solicitando ao Exmo. Revmo. Arcebispo Metropolitando de Pouso Alegre, Dom José D’Angelo Neto a permissão para o estabelecimento de realização de trabalhos pastorais e viver em comunidade religiosa de caráter secular na mesma Arquidiocese, tal deferimento foi protocolado na cúria Arquidiocesana na data de 27 de Agosto de 1983, e respondida no dia 30 de Agosto do mesmo ano, sendo concedida tais solicitações prontamente pelo Arcebispo Dom José D’Angelo Neto.
Do Bairro São João a Comunidade se mudou para outros locais em Pouso Alegre, como uma comunidade agrícola no bairro Ipiranga onde permaneceram entre os anos de 1987 a 1991, e por fim estabilizou-se no Bairro São Cristóvão, onde permanece até hoje educando e construindo o futuro de milhares de alunos que passaram por suas salas de aulas.
No ano de 1990 morre um dos fundadores da obra, o padre Bruno Stefenelli, ficando a cargo de padre Mario Zappa o serviço tanto no Brasil como na Itália.
Desde que a comunidade iniciou contam somente com a providência divina, o amor de Deus para os ajudar nesta caminhada, que completou no Brasil, aqui em Pouso Alegre, 40 anos de trabalhos. Durante todos esses anos, muitos sacrifícios e dificuldades foram sentidas e vividas, mas todas elas superadas, pois sempre se apoiaram nas mãos de Deus.
Com o padre Mario Zappa, trabalhos importantes foram feitos junto a arquidiocese destacando o CEMOJUC, movimento de grupo de jovens, na Escola Profissional, graças a dedicação e o esforço de Pe. Mário Zappa como Pavoniano inicialmente, atualmente ele é o fundador e reitor da C.A.P. e ajuda nos trabalhos da paróquia São Cristóvão como celebrações, confissões, etc.
Desde o início da comunidade no Brasil quando ela era conhecida como CENAC, no bairro São João, antes mesmo da chegada de padre Mario Zappa, os trabalhos já eram idealizados pela irmã Leila Beatriz Caetano e os demais membros da Comunidade, que dedicavam suas vidas ao serviço pelo próximo. Trabalhando para edificação do reino de Deus, Padre Mario Zappa e Irmã Leila formaram uma dupla imbatível, corajosa, capaz de enfrentar os obstáculos que foram muitos, com amor, perseverança e muita dedicação. Hoje 40 anos depois, cuidam de uma obra que realiza diversos serviços à comunidade, que atende diariamente cerca de mais de 600 crianças e jovens nos diversos modos e serviços prestados, tais como:
Centro Educacional Reis Magos: (escola da C.A.P) que oferece escola católica de qualidade desde o maternal ao nono ano, 500 alunos ao dia dividido em dois períodos, manhã e tarde;
Lar Jesus de Nazaré: semi-internato masculino, 25 atendidos ao mês;
Casa Mamma Angela: semi-internato feminino, 25 atendidas ao mês;
Centro Esportivo Pe. Mário Zappa: escola de futebol e outras modalidades de esporte para as crianças e jovens de baixa renda na faixa etária entre 6 a 15 anos, atendendo de 150 a 200 pessoas ao mês;
Ambulatório Carlo Zappa: oferece médico e medicamentos inteiramente gratuitos aos mais necessitados da comunidade;
Cenáculo C.A.P: chácara para retiros e eventos religiosos, encontros e outras atividades;
Berçário Luca Guittardi: cuidados das crianças de 0 a 3 anos em tempo integral, 60 atendidos ao dia;
Casa Atilio Corsini (creche): cuidados das crianças de 3 a 6 anos em tempo integral, 40 atendidos ao dia;
A história deste Centro Educacional Reis Magos é muito extensa e marcada por muitos e detalhados fatos. Educando e formando jovens alunos para um futuro promissor. Há 19 anos vem oferecendo ensino fundamental, preocupado com a educação e com sua qualidade a cada dia buscando melhorar o sistema de ensino e aprimorá-lo para que a escola seja um local agradável na vida dos alunos e professores.
Por outro o Centro Educacional Infantil em 2015 ganhou um espaço próprio, funcionando na Chaçara, espaço bonito, aconchegante, propício para o aprendizado e lazer que são próprios para a educação infantil.
O Projeto Acolher é uma idealização também de Irmã Leila Beatriz, com a ajuda de Bruno L. Previ o projeto foi desenvolvido e vem sendo colocado em prática na C.A.P. Este se resume em provir atendimento humanizado às pessoas que os procuram diariamente em suas diversas necessidades e todas as atividades envolvendo o setor de saúde da Comunidade de Ação Pastoral está regulado pelo Projeto Acolher do Centro de Ação Social Carlo Zappa, atualmente com a coordenação de Wagner Libel. Conta com ambulatório médico, farmácia e acupuntura.
O Projeto “Eu Faço Parte” é a unificação dos setores que trabalham com atividades esportivas no âmbito das dependências da Comunidade de Ação Pastoral, em várias modalidades: ballet, vôlei, futebol, capoeira e hidroginástica. Regulado pelo Centro de Ação Social Carlo Zappa, com a Coordenação do professor Ivam e mestre Mancha.
O objetivo do projeto é retirar das ruas crianças e adolescentes e dar a estes uma oportunidade e assim inseri-los em uma profissão. Sabemos que todos aqueles que os procuraram são recebidos de braços abertos, acolhidos com amor e dedicação, tomando como exemplo o Bom Samaritano que viu e acolheu o seu próximo.
No dia 27/5 na Igreja São Cristóvão, Padre Mario Zappa, celebrou a Santa Missa em Ação de Graças ao lado do Padre José Benedito Carvalho, começando as festividades que marcam os 40 anos de luta desta trajetória, que orgulha pouso-alegrenses e italianos, toda uma população que reconhece que aquelas sementes não brotaram do solo, senão depois de longos anos de dedicação e compromisso de amor ao próximo.
Participaram do evento, O reitor e diretor geral da CAP Pe. Mario Zappa, Irmã Leila Beatriz, Diretores, professores, funcionários da CAP, alunos, amigos e admiradores deste serviço zeloso e competente oferecido todos esses anos, entre os convidados, o prefeito de Pouso Alegre, Rafael Tadeu Simões, acompanhado da primeira Dama Ana Simões e do vice-prefeito Dr. Paulo Ferreira. Também presente o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Leandro Morais acompanhado pelo vereador Arlindo Motta Paes, também presente o ex-diretor do Colégio São José e Pavoniano Irmão Dino, presença da comunidade, amigos e imprensa.
No salão da Comunidade CAP foi ainda oferecido aos convidados e funcionários um disputado coquetel onde foi executado o tradicional “parabéns a você”, fechando assim a comemoração com chave de ouro. Momento de confraternização e reconhecimento por 40 anos de serviço em prol da educação e do amor que deve se estender a todos. “Participar das alegrias e esperanças, das tristezas e angústias dos homens de hoje” (Gaudium Et Spes).
O C.A.P carrega em suas atividades do mais simples funcionário ao mais graduado da diretoria o lema: “Humildemente a serviço de todos”. Parabéns Padre Mário Zappa, Parabéns Irmã Leila Beatriz e demais integrantes da CAP. Unidos vocês se tonam cada dia mais fortes!
Direção e equipe do Jornal da Cidade / Fotos e Imagens: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.