Mais dois ônibus do transporte coletivo da Viação Princesa do Sul foram incendiados na tarde desta segunda-feira 04/6 em Pouso Alegre /MG. Segundo informações prestadas pela Polícia Militar, um dos veículos foi incendiado por volta de 14:00hs no Bairro Recanto dos Fernandes. Já o outro, foi incendiado no Bairro Belo Horizonte.
O ônibus da Viação Princesa do Sul fazia o seu itinerário normal, quando passava pela Rua Joaquim Mariano Souza, no Bairro Recanto dos Fernandes, três homens abordaram o motorista e ordenaram que os passageiros saíssem do coletivo imediatamente. Um destes homens se encontrava armado. Eles rapidamente, sem nenhuma explicação, atearam fogo no ônibus e depois fugiram tomando rumo ignorado. O fogo consumiu todo o veículo e ainda tendo o óleo derramado com labaredas de fogo acabou atingindo também uma caminhonete que estava estacionada na rua ao lado do ônibus. A fiação elétrica dos postes do local também foram atingidas.
Quanto ao incêndio do bairro Belo Horizonte na rua João Mendonça. A informação é que os suspeitos entraram no veículo, colocaram os passageiros para fora e com a mesma intenção atearam fogo no ônibus.
Na noite de domingo 03/6, dois homens abordaram também o motorista do ônibus, da mesma forma, pediram para os passageiros saírem do coletivo e colocaram fogo em uma poltrona. Depois disso eles fugiram. Porém o fogo foi controlado com um balde d´água. Neste caso segundo a Polícia Militar, três suspeitos foram presos logo após o crime.
Ataques em pelo menos 10 cidades
Em todo o Sul de Minas, foram dez o número de cidades que registraram ataques a ônibus urbanos na noite de domingo, 03/6. Segundo informações da Polícia Militar, veículos do transporte coletivo foram incendiados, além de Pouso Alegre, temos notícias de que, Monte Santo de Minas, Alfenas, Guaxupé, Passos, Varginha, Poços de Caldas, Itajubá e Três Corações. Pelo menos 18 veículos foram atacados ou incendiados nessas cidades.
Segundo informações colhidas junto ao G1 Sul de Minas, dez pessoas já foram detidas em cinco cidades, entre adultos e adolescentes. Em Cruzília e Brazópolis, criminosos dispararam tiros contra uma delegacia e uma viatura da polícia. Já em Ouro Fino, veículos em um pátio credenciado do Detran também foram incendiados.
Nota do governo
Na tarde desta segunda-feira, o governo do Estado de Minas Gerais divulgou uma nota sobre as investigações:
“O Governo do Estado ressalta que está empenhado na resolução e no esclarecimento das motivações que levaram à queima de ônibus e outros eventos de segurança desde o último domingo, 03/06, em diferentes cidades mineiras. Todas as forças de segurança trabalham de forma integrada e com prioridade na questão, na busca de resultados e punição de responsáveis.
Vale ressaltar que a resposta dada até o momento pelas instituições mostra mais uma vez a força das polícias mineiras e a confiança que a população pode e deve ter na resolução dos fatos. Até o momento, já foram conduzidos, pela Polícia Militar, 30 suspeitos de integrar as ações; outras pessoas deverão ser responsabilizadas na continuidade dos trabalhos.
As áreas de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar estão e continuarão debruçados sobre o tema de forma diuturna. A Polícia Civil também já está com investigações em curso. Entretanto, apesar de entender todo o desejo de mais detalhes oriundos da imprensa, é imprescindível o sigilo das ações e investigações que estão sendo desenvolvidas, potencializando, desta forma, o objetivo final que é o esclarecimento dos fatos para a sociedade.
A Polícia Federal e o Gabinete Militar do Governador também foram envolvidos neste esforço de resolução dos eventos. Na manhã desta segunda-feira, 04/06, ambas instituições se juntaram à Sesp, Seap, PM, PC e Bombeiros em uma reunião estratégica para tratar do tema, realizada com a presença do Governador Fernando Pimentel”.
Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar
Nota Princesa do Sul
POLÍCIA MILITAR E PREFEITURA NO COMBATE AO VANDALISMO
Frente aos recentes atos de vandalismo ocorridos em Pouso Alegre e cidades do Sul de Minas, com queima de veículos de transporte urbano e ações cujo objetivo único seria a perturbação da ordem, as Polícias Civil e Militar informam que, com apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre e demais órgãos de segurança, estão desenvolvendo medidas para coibir as ações de desestabilização da paz e da ordem pública. Reiteram que providências são tomadas para identificar e prender os autores dos atos criminosos de vandalismo.
Direto da Redação com informações da PMMG e Fotos Redes Sociais e G1 e nota do E.M., Princesa do Sul e Prefeitura PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.