Morreu na manhã deste domingo 08/7. O ex prefeito de Pouso Alegre, Jair Siqueira. Que governou a cidade por três legislatura. O ex-prefeito, faleceu às 10:00hs no Hospital das Clínicas Samuel Libânio, onde estava internado desde o dia 29 de junho. Ele teve uma forte pneumonia e não se recuperou, levando-o a morte.
Jair Siqueira completou 82 anos, no dia 30 de junho quando já se encontrava internado. Ele foi prefeito de Pouso Alegre por três mandatos e deputado federal.
Já a algum tempo o ex-prefeito se encontrava debilitado em decorrência do mal de Parkinson, o que afetou parcialmente seus movimentos, mas a doença não impediu de continuar lutando pela cidade, sendo figura notória na política de Pouso Alegre, onde mesmo debilitado fazia questão de participar ativamente. No dia 29 de junho ele teve uma crise de pneumonia e uma parada cardiorrespiratória e foi hospitalizado.
Será sepultado nesta segunda-feira, às 10:00hs, no Cemitério Municipal de Pouso Alegre o corpo do ex-prefeito Jair Siqueira. Ele morreu na UTI do Hospital Samuel Libânio neste domingo 08/7 tinha acabado de completar 82 anos, com quadro de infecção generalizada (pneumunia). O plenário da Câmara Municipal de Pouso Alegre está sendo palco reservado para o velório, e está recebendo centenas de pessoas desde às 14 horas quando o corpo chegou.
Por causa do falecimento do ex prefeito e deputado federal o prefeito Rafael Simões decretou luto oficial de três dias.
Testemunhas do seu governo no velório destacam a atuação do ex-prefeito com uma preocupação visionária acerca das questões relacionadas à urbanização de Pouso Alegre.
Natural de Paulista/MG Jair Siqueira Formou-se em direito na USP em 1975. Foi diretor de empresas até fundar em 1976 a empresa Sigra, em São Paulo. Em 1984 se mudou para Pouso Alegre, onde abriu uma filial da Sigra em Pouso Alegre. No mesmo ano fundou o jornal Sul das Gerais. Ele também Fundou o Centro das Indústrias do Médio Sapucaí. Foi presidente do Pouso Alegre Futebol Clube, e professor na Faculdade de Direito do Sul de Minas.
Jair Siqueira foi prefeito de Pouso Alegre por três mandatos: de 1988 à 1993, de 1996 à 2000, e 2004 à 2007, quando teve o mandato cassado. A cassação acabou anulada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Jair voltou a ocupar sua cadeira de prefeito, terminando assim o seu mandato. Siqueira também foi deputado federal, tendo sido eleito em 1994.
No terceiro e último mandato de prefeito de 2005-2008 Jair Siqueira enfrentou o período mais conturbado em sua carreira política. Após denúncia de um ex-assessor na prefeitura, Siqueira enfrentou um processo de cassação na Câmara Municipal. Ele foi cassado pelos vereadores, mas, após uma batalha na justiça e 10 meses afastado, Jair Siqueira conseguiu retornar ao cargo de prefeito de Pouso Alegre.
Em dois de janeiro de 2009, Jair Siqueira deixou a prefeitura de Pouso Alegre para não mais retornar, mas continuou bravamente, mesmo debilitado e doente, a trabalhar na ativa como político honrado e que sempre defendeu os interesses de seu povo, um governo sempre voltado para os mais necessitados, de suas obras podemos citar a Policlínica do Bairro São Geraldo e a construção do Bairro Cidade Jardim entre centenas de melhorias que trouxe para Pouso Alegre, gerando riquezas para o município e trabalho para sua gente.
Jair Siqueira está sendo velado na Câmara Municipal de Pouso Alegre, onde se encontra neste momento uma multidão de amigos e parentes. O enterro está marcado para as 10:00hs de segunda-feira 09/7.
Jair Siqueira será sempre lembrado como uma das principais lideranças políticas de Pouso Alegre. Para muitos foi um grande defensor para a cidade. Um prefeito admirado pelo seu trabalho honroso e honesto. Viveu em função da família e do povo que tanto amava. Deixa uma vasta multidão de amigos que angariou como empresário e político. Pouso Alegre ficou mais triste neste domingo.
Ele deixa um legado inegável na história de Pouso Alegre. Fez um trabalho sério. Ninguém nunca pôde levantar acusações ou questionamentos acerca de sua atuação, seja como dirigente empresarial, seja como político, tanto que, injustamente cassado, voltou à prefeitura para terminar seu mandato, já que nada havia sido encontrado contra sua atuação como gestor do município. Jair Siqueira para muitos, continuará sendo um exemplo de empresário, político, chefe de família, e somos testemunhas de sua paixão, enorme, pelo povo de Pouso Alegre. Mas o principal destaque, que ficará na memória dos que o admirava, será a sua atuação sempre voltada aos projetos que prepararam a cidade e o comércio de Pouso Alegre para o crescimento, inevitável. Era preciso uma organização e ele o fez.
O volume de obras realizado pelo governo Siqueira nos três mandatos, notabilizou-se por superar proporcionalmente os recursos investidos em grandes cidades, que compõem o Estado de Minas Gerais.
Aos familiares de Jair Siqueira e toda família pouso-alegrense nossos profundos sentimentos de pesar. Obrigado Amigo!
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.