A Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado (7 de dezembro), mais uma ação itinerante. O foco principal foram doenças sexualmente transmissíveis, tendo como público alvo a população jovem na faixa etária de 15 a 29 anos, de maior incidência de infecções desse tipo. Das 8h até às 12h a Unidade Estratégia Saúde da Família do Bairro Cidade Jardim recebeu moradores locais e de bairros adjacentes, para a realização de exames.
Neste mês de dezembro há uma grande mobilização nacional, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Batizado de Dezembro Vermelho, a ação procura chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.
O balanço da ação contabilizou 764 pessoas atendidas com: aplicação de 36 doses de vacinas, realizados 181 testes de glicemia, 178 medições de pressão arterial, 176 antropometria, 40 coletas de exame de PSA para homens acima de 40 anos, 96 consultas médicas e um total de 57 testes de cada para hepatite B e C e HIV e sífilis.
A Secretaria contou com vários parceiros para realização das atividades, complementadas com a assistência do Grupo de Gestantes e Grupo de Ginástica. Também a equipe do Centro de Apoio ao Cidadão, da Câmara Municipal, esteve presente e realizou cadastramento para empregos, pedidos de emissão e atualização de documentos e orientações.
Para as crianças, a alegria foi assegurada com a instalação de brinquedos e equipamentos de lazer, além da distribuição de picolés, algodão doce e lanches. A ação contou com outras parcerias, como a Ice Bom, Colégio João Paulo II e Grupo PAF.
Fonte: Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.