Ao longo do mês de maio a Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Sociais, realizou diversas atividades em alusão ao maio laranja, mês do Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A campanha com tema “Pode ser Abuso” buscou conscientizar a sociedade sobre os principais sinais que as vítimas podem apresentar e os caminhos da denúncia e busca pela rede de apoio.
“Esse é um tema muito importante e que deve ser discutido na sociedade. Por isso, levamos o assunto nas escolas, postos de saúde, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e veículos informativos para que a informação chegue de forma efetiva a quem necessita de apoio”, diz a Secretária Municipal de Políticas Sociais, Marcela Reis Severino do Nascimento.
Segundo a Secretária, um dos destaques foi “a ação realizada pelos profissionais assistentes sociais e psicólogos do CREAS que levaram palestras preventivas e atividades lúdicas para as crianças e familiares que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para reforçar o papel da sociedade na proteção da infância e da adolescência no CRAS-SUL. As atividades foram finalizadas com um delicioso lanche e um card de orientação sobre o que é considerada violência sexual”.
Além disso, Marcela Nascimento ressalta que “o trabalho de enfrentamento a esse crime e acolhimento das vítimas é realizado constantemente pelo município e é fundamental a participação da população”.
Como denunciar?
As denúncias podem ser realizadas pelos telefones:
- Órgão de Direitos Humanos pelo tel. disque 100
- Polícia Militar tel. 190
- Conselho Tutelar tel. 3449-4161
Não é preciso se identificar.
Ascom/PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.