A construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio, idealizada pelo deputado federal Rafael Simões, é um projeto de grande importância, pois visa oferecer atendimento de qualidade no tratamento oncológico. Em 2023, foi possível observar um grande desenvolvimento na obra que segue sendo erguida, para em um futuro próximo, atender às necessidades da população e oferecer um atendimento de excelência na área de saúde para Pouso Alegre e região.
Acompanhe abaixo, o progresso das obras do Hospital Oncológico em 2023
JANEIRO
No início de janeiro, as vigas da platibanda da cobertura começaram a ser fechadas. A alvenaria das caixas de escadas, da caixa de antecâmara, da área de refúgio e dos elevadores também já estavam em construção.
FEVEREIRO E MARÇO
A construção se desenvolve a olhos vistos em fevereiro e março. No subsolo, foi escavada uma base para a instalação do elevador cremalheira e foi feita a concretagem. Também foi escavado o poço dos elevadores do prédio. No térreo e nos dois primeiros pavimentos são realizadas as alvenarias internas, da caixa de escada e antecâmara, e dos fossos dos elevadores, onde também foi feita a concretagem das vigas intermediárias.
ABRIL E MAIO
A construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio seguiu a passos largos nos meses de abril e maio. No pavimento térreo foram feitas as alvenarias interna e externa junto com as molduras das janelas, além da execução das vigas. Já no 1º, 2º e 3º pavimentos foram executadas as alvenarias externas junto com as molduras das janelas, além das vigas e alvenaria do poço dos elevadores. Também foi feita a regularização de piso para a execução da malta asfáltica, sem contar que foi iniciada a execução da impermeabilização do piso da cobertura e execução das instalações de águas pluviais. O heliponto também passou por regularização de piso para a execução da impermeabilização.
JUNHO
A construção do Hospital Oncológico segue todo o vapor no mês de junho, com execuções das alvenarias em conjunto com as vigas e molduras das janelas em todos os pavimentos. No pavimento térreo também foi feita a execução de reboco das alvenarias e instalação dos contramarcos, além da instalação elétrica, execução do gesso liso nas alvenarias e preparo da rampa de carros e ambulâncias. Na cobertura da obra foi feita a execução das casas de máquinas dos três elevadores.
AGOSTO
Os serviços da parte elétrica, inclusive preparando para instalação do ar-condicionado, começaram no mês de agosto. O primeiro pavimento recebeu aplicação de gesso em toda a alvenaria externa. No terceiro piso, foi iniciada a execução do papel de vidro. Também começou o reboco da fachada da frente do prédio. O reboco da caixa de escada, antecâmara e de todos pavimentos foram concluídos. No heliponto foi iniciada a aplicação de manta asfáltica para em seguida ser feita a concretagem.
SETEMBRO e OUTUBRO
Em setembro e outubro continuam os serviços de revestimento externo e pele de vidro da fachada frontal Hospital Oncológico. No térreo são realizados os serviços de assentamento de porcelanato, tubulação de esgoto, rejunte, rampa e serviços de climatização. Na cobertura é feito o concreto do piso polido. No subsolo, os serviços estão focados na parte de energia elétrica e alvenaria de uma sala, que será usada por médicos e enfermeiros. Outras novidades chamam a atenção como a chegada dos materiais para as paredes de drywall e a implantação das escadas e plataforma que darão acesso ao heliponto.
NOVEMBRO
As obras avançam em um ritmo acelerado em novembro, com várias etapas em progresso. Começa a execução das paredes em “drywall”. Essas paredes são utilizadas para dividir os espaços internos do novo Hospital de acordo com as necessidades específicas de cada área. No subsolo, é executada a alvenaria de vedação para a instalação dos transformadores da rede elétrica. No pavimento térreo é realizado o assentamento de piso porcelanato. Outro aspecto importante das obras é a execução da rede de exaustão e dos dutos de ar externo. A tubulação frigorígena, que compreende a linha de gás do sistema de climatização, também é instalada. Na fachada frontal do novo Hospital, continuam serviços de instalação da pele de vidro.
Destaque também para a execução da alvenaria de vedação no subsolo em andamento para a instalação dos transformadores da rede elétrica no pavimento térreo. Outro destaque é a construção da estrutura metálica da escada que dá acesso ao Heliponto, proporcionando uma importante via de acesso para atendimento emergencial.
DEZEMBRO
Em dezembro, começaram as obras para a implantação dos elevadores internos do novo Hospital Oncológico. Também são implantados os guarda-corpos na escada do heliponto, que fica no topo da construção. Na fachada externa do Hospital, é finalizada a pele de vidro e está em fase final o reboco externo.Destaque também para instalação do poste para o início da chegada da energia no Hospital Oncológico, com instalação de valetas e conduítes até chegar na cabine primária. Também já começou a instalação da estação de energia no subsolo. No térreo, as paredes de drywall já estão praticamente prontas na primeira fase. Também começam os serviços de infraestrutura de redes e dados e do ar-condicionado. A estrutura da primeira etapa do heliponto é finalizada e, em breve, começa a segunda fase de serviços no local. Outras novidades são as instalações das janelas no térreo e as obras para a troca do meio-fio.
Sobre o Hospital Oncológico Samuel Libânio
O terreno do novo Hospital Oncológico Samuel Libânio tem 2,8 mil metros quadrados para a construção da unidade. Ao todo, são cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias. Semana a semana, obras de construção do Hospital Oncológico Samuel Libânio avançam e o sonho está a cada dia mais real.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.