Desde os primeiros períodos, acadêmicos do curso de Medicina da Univás têm a possiblidade de realizar atividades na Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS), no bairro São João, em Pouso Alegre. “Acredito que essas atividades que podemos ter junto à comunidade local é um grande diferencial da Univás. Aqui acompanhamos algumas consultas de psiquiatria e pediatria e também atendimentos na área de vacinação, sob a supervisão da enfermeira Elisa Lopes, que é a nossa liderança aqui”, conta a aluna do 2º período de Medicina, Ana Laura Fernandes Teixeira.
Segundo ela, esse contato com a população no dia a dia enriquece muito o conhecimento e prepara os alunos para profissão no futuro. Essas atividades junto a população fortalece o laço entre o médico e o paciente e é importante ter esses primeiros contatos desde o início do curso. O curso de Medicina prepara tanto na prática quanto nessa humanização de como lidar com os pacientes”, declara Ana Laura.
Na Univás, os alunos têm a oportunidade de enfrentar desafios reais em diferentes contextos, como empresas, prefeituras, clínicas, escolas e na Unidade de Atenção Primária à Saúde. Para a coordenadora da UAPS, Elisa Lopes, esse tipo de atividade fortalece muito o vínculo da população do bairro com os acadêmicos da Univás.
A UAPS São João é mantida pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) e tem como objetivo prestar assistência básica de Saúde à população e acolher acadêmicos e estagiários dos cursos de graduação das áreas de Saúde da Univás.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.