Acontece em Pouso Alegre/MG nesta quarta-feira, 28/8 a partir das 9:00 horas a abertura dos envelopes de habilitação das empresas apresentando propostas para o transporte público. Diferente do que se esperava, apenas duas empresas apresentaram propostas na licitação realizada pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre. A entrega dos envelopes foram protocoladas na segunda-feira, 27/8.
As empresas que apresentaram propostas são das empresas Planalto e Lotus.
A Expresso Planalto Ltda, é uma empresa do Grupo CSC de Transportes, Grupo empresarial fundado por quatro irmãos, na cidade de Viçosa/MG, no ano de 1963. Nesta época prestava serviço de operação de uma linha em um veículo em estradas precárias. A empresa cresceu, expandiu os seus negócios e clientes, diversificou a sua atuação e hoje está presente em mais de 12 cidades nos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro.
Em Paracatu sucedeu a viação Sempre Viva em julho de 2007, investindo frequentemente em tecnologia e renovação da frota. Atualmente, a empresa emprega mais 170 funcionários e a cada 4 pessoas transportadas, pelo menos 1 dispõe da gratuidade – Idosos, crianças até 5 anos e Portadores de Necessidades Especiais.
A Lotus é fruto da incorporação da Viação Princesa do Sul, atual concessionária do transporte coletivo, ao grupo que controla a empresa Gardênia.
O documento de Licitação
Segundo informações colhidas junto a assessoria de comunicação da prefeitura de Pouso Alegre o documento foi elaborado com base em um estudo inédito sobre a mobilidade urbana no município, que identificou, entre outros pontos, o número de linhas e trajetos necessários para atender a atual demanda.
O que a população espera é uma empresa funcional que traga acima de tudo dignidade a seus usuários. A qualidade no transporte coletivo tem sido a maior reclamação dos usuários de Pouso Alegre,
Entre os requisitos obrigatórios, a nova empresa deverá operar com uma frota urbana composta de no mínimo 50 novos veículos. Todos devidamente adaptados ao passageiro com dificuldade de locomoção. A contratada também terá que disponibilizar, em até 180 dias, um serviço 0800.
Um dos itens de pontuação de destaque é a criação de um aplicativo que permita ao passageiro acompanhar pelo celular, em tempo real, rotas, horários e localização dos ônibus. Quando o assunto é inovação tecnológica, irá sobressair a empresa que oferecer serviço de Wi-Fi e carregadores de celulares. Ar condicionado, assentos estofados, letreiro digital lateral e traseiro são os principais itens relacionados a conforto.
O edital de licitação reza que vencerá a licitação a empresa que apresentar a melhor proposta financeira aliada à técnica exigida nos editais. Ainda não há uma data para a abertura das propostas, que deve ocorrer após o período para impugnações das habilitações.
Direto da Redação com informações da PMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.