Nesta terça-feira, 13 de dezembro, no Estádio Icônico de Lusail. Argentina começa a escreve um novo roteiro de sua história futebolística. Parece que o roteiro está perfeito para se chegar a final da Copa do Mundo do Catar. Falta apenas um detalhe, esperar o resultado entre França e Marrocos para escrever o final de uma nova era que poderá terminar como vencedores da Copa do Mundo 2022.
A Argentina espera na decisão o vencedor do confronto entre França e Marrocos, que se enfrentam nesta quarta-feira, 14 de dezembro, a partir das 16:00hs (de Brasília), no Estádio Al Bayt, em Al Khor. Os hermanos estão confiantes que escreverão uma nova história.
Messi
Poucas coisas parecem capazes de parar Lionel Messi no Catar. Com a ilustre colaboração de Julián Álvarez, o camisa 10 brilhou como o maior do show da Argentina na vitória por 3 a 0 sobre a Croácia pela semifinal.
Messi fez gol e deu assistência em uma partida em que os croatas dominaram a posse de bola, mas viram os argentinos serem muito mais efetivos. Julián Álvarez dividiu o protagonismo com Leo e marcou os outros dois gols. Messi renovou a esperança de ser campeão do mundo na última Copa da carreira. Além disso, ainda bateu recordes importantes.
Nesta terça, igualou o alemão Lothar Matthaus como o jogador com mais partidas em Copas (25) e ultrapassou Batistuta como o argentino com mais gols na competição (11 a 10).
Modric
Aos 37 anos, um dos grandes nomes do futebol mundial pode ter feito sua última partida em Copas do Mundo. Luka Modric exibiu a elegância de sempre em campo, mas não foi capaz de segurar a Scaloneta. No finzinho, saiu aplaudido pelos quase 90 mil torcedores que lotaram as arquibancadas.
Argentina
Por respeito a Brozovic, Kovacic e Modric, o técnico Lionel Scaloni resolveu fortalecer o meio-campo argentino. Para isso, escalou Paredes e deixou o atacante Di María no banco de reservas. Mesmo em desvantagem numérica no setor, os croatas dominaram a posse durante a partida quase toda. Mas não foram efetivos – ao contrário dos argentinos.
Aos 34 minutos, Álvarez foi derrubado pelo goleiro Livakovic na área. Na cobrança do penalt, Messi chutou no ângulo e chegou a cinco gols no Mundial. A vantagem fez os argentinos ficarem ainda mais recuados, mas prontos para contragolpear. E foi justamente num contra-ataque que a vantagem aumentou. Álvarez arrancou, dividiu com dois zagueiros e deu sorte de a bola sobrar para ele. Frente a frente com Livakovic, não perdoou, já nos acréscimos: 2 a 0.
O Jogo
A dinâmica da segunda etapa ficou ainda mais clara. A Croácia foi para cima e empilhou atacantes, a exemplo do que tinha feito diante do Brasil na reta final da prorrogação para buscar o empate. A Argentina, por outro lado, recuou as linhas para contragolpear em velocidade.
Em mais um momento de genialidade, Messi decidiu. Aos 24 minutos, o camisa 10 encarou Gvardiol, um dos melhores defensores da Copa. Passou com facilidade e serviu Álvarez, que só empurrou para as redes. O lance mágico rendeu aplausos de Ronaldinho Gaúcho, que acompanhou a partida das tribunas.
Daí em diante, pouco mudou o andamento do jogo. A vantagem larga permitiu ao técnico Lionel Scaloni até dar chances a quem pouco atuou no Mundial, como Dybala.
No fim das contas, a Argentina manteve a vitória por 3 a 0 e renovou o sonho do tricampeonato – para delírio da maioria dos 88.966 torcedores que lotaram o estádio.
A final está marcada para domingo, dia 18 de dezembro, às 12;00hs, no Estádio Icônico de Lusail. Já a decisão de terceiro e quarto lugares será sábado (17), no mesmo horário, no Internacional Khalifa.
ARGENTINA 3 X 0 CROÁCIA
Argentina: Emiliano Martínez, Molina (Foyth, aos 41′ do 2ºT), Cristian Romero, Otamendi e Tagliafico; De Paul (Palacios, aos 29′ do 2ºT), Mac Allister (Correa, aos 41′ do 2ºT), Enzo Fernández e Paredes (Lisandro Martínez, aos 17′ do 2ºT); Messi e Julián Álvarez (Dybala, aos 29′ do 2ºT) – Técnico: Lionel Scaloni
Croácia: Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Orsic, no intervalo); Brozovic (Petkovic, aos 5′ do 2ºT), Kovacic e Modric (Majer, aos 36′ do 2ºT); Pasalic (Vlasic, no intervalo), Kramaric (Livaja, aos 27′ do 2ºT) e Perisic – Técnico: Zlatko Dalic
Direto da Redação com informações e fotos da Copa do Mundo FIFA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.