Nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, continuam as atividades do projeto Lean “Transformação nos Hospitais” com lideranças e coordenadores do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL).
As atividades contam com a presença dos consultores profissionais de saúde da Sociedade Beneficente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês do estado de São Paulo, a médica Lídia Akemi Tatekawa e o especialista em processos da diretoria de Compromisso Social Clésio Gomes Souza.
Hoje, as atividades estão sendo realizadas com a ferramenta Makigami, uma metodologia visual japonesa que serve para mapear e descrever processos administrativos. “Hoje estamos trabalhando com a ferramenta Makigami, que nos possibilita acompanhar todo o fluxo e os processos de agendamentos da cirurgia do paciente no Centro Cirúrgico. Ontem, fizemos essa atividade para o setor de internação. Então, por meio dessa ferramenta, conseguimos acompanhar o passo a passo de todas as etapas que são necessárias para o paciente ter a sua cirurgia agendada e realizar a cirurgia no bloco cirúrgico. Essa ferramenta traz a transparência pois demonstram os possíveis gargalos e dificuldades que acontecem durante cada etapa desse processo.
Sobre o Lean
Na Fase 1 do projeto Lean, o CHSL conquistou os melhores resultados do Brasil, e no processo apresentou melhorias de qualidade, assistência e agilidade na fluidez dos processos internos, reduzindo a superlotação do Pronto Socorro.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.