Por conta da comemoração do Dia do Farmacêutico no dia 20 de janeiro, destacamos nessa semana a importância desse profissional em várias frentes da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).
Destaque de hoje vai para atuação imprescindível dos farmacêuticos da Farmácia Hospitalar do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL). “Somos em sete farmacêuticos, dois deles atuando no setor de Oncologia e outros na Farmácia Central. Sempre digo que fazer parte da equipe do Hospital Samuel Libânio me traz uma satisfação muito grande. Amo minha profissão e sei que em cada medicamento que cura a enfermidade de um paciente está a ciência do farmacêutico”, afirma a coordenadora da Farmácia Hospitalar, a farmacêutica Wilfani Faria Barbosa.
A Farmácia Hospitalar é o setor onde ocorre a distribuição dos medicamentos e materiais médico-hospitalares necessários ao tratamento dos pacientes. O setor conta atualmente com a atuação de 54 funcionários, que distribuem milhares de medicamentos mensalmente para todo o HCSL.
“Olha eu tenho 13 anos de profissão e sou extremamente apaixonada pela farmácia hospitalar. Poder coordenar a equipe da farmácia, contribuindo com o meu conhecimento, tem sido uma experiência extraordinária e gratificante. Olhar para trás toda a minha trajetória profissional e chegar como coordenadora da Farmácia Hospitalar do maior hospital da região é um orgulho imensurável”, conta Wilfani, que é farmacêutica generalista e pós-graduada em Farmácia Clínica, voltada pra área hospitalar, e Oncologia Clínica.
Além da Farmácia Central, o HCSL conta atualmente com outras seis farmácias satélites que ficam no Centro Cirúrgico, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), 4º Andar, Enfermaria, Pronto Socorro e Oncologia. “As farmácias satélites possibilitam um atendimento mais individualizado e uso racional dos medicamentos”, explica Wilfani.
Os farmacêuticos também são responsáveis pelo gerenciamento da qualidade dos remédios e acompanhamento clínico do paciente no HCSL. “Nossa Farmácia Hospitalar funciona 24 horas por dia e é considerada referência na região para hospitais e universidades pela excelência na dispensação de remédios e materiais hospitalares, além do tratamento com terapia de medicamentos”, destaca a farmacêutica Wilfani.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.