O Banco de Leite do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) foi destaque em reportagem sobre a importância do aleitamento materno na EPTV Sul de Minas, afiliada da Rede Globo. A reportagem foi ao ar nesta segunda-feira, dia 9 de agosto, e contou com entrevista da enfermeira responsável pelo setor, Danielle Cristina da Silva Zamot, que explicou como é feita a coleta e doação do leite no setor inaugurado há 13 anos. “Todo leite doado é submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado ao recém-nascido. O leite passa por um processo de pasteurização e depois retorna para ser administrado para os bebês de forma segura”, esclareceu a enfermeira.
No setor, mulheres que estão amamentando participam de um ato de amor à vida. O leite materno é destinado para bebês prematuros internados de baixo peso (menos de 2,5 kg) e/ou com patologias, e que não podem ser alimentados pelas mães. O banco de Leite do HCSL contribui para redução da mortalidade infantil em casos que demandam cuidados especiais em Unidades de Terapia Semi-Intensiva e Intensiva.
No Banco de Leite as mulheres recebem todo o material necessário de higienização e aprendem como retirar o leite e estocá-lo no freezer. É importante ressaltar que durante o período em que estiver ocorrendo à doação do leite materno, tanto a doadora quanto seu filho (recém-nascido) tem assistência médica e de enfermagem especializadas por meio do Posto de Coleta. O mês de agosto é marcado por campanhas que incentivam o aleitamento materno. O chamado Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, em que a cor se refere ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Banco de Leite do HCSL funciona todos os dias das 8h às 18h.
Ascom FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.