Os clubes de Pouso Alegre estão tendo pouco movimentação neste Carnaval, fugindo do que era esperado, O CCFD e Literário mantêm a tradição realizando matinês para diversão da garotada e, adultos que aproveitam a desculpa de levarem os filhos caem na folia contagiante destes dias carnavalescos.
A organização da folia carnavalesca para todos os gostos ficou mesmo por conta dos blocos de rua e do Bloco Juca na Balada, que animou parte do Clube de Campo Fernão Dias durante todos os dias de Carnaval.
A promessa para os foliões curtirem e se divertirem com segurança esse Carnaval e esse intento parece estar funcionando por todas as partes da cidade, já que até o momento não tivemos nenhum incidente contrariando as expectativas quanto a segurança. Com bailes, festas nas piscinas e matinês para a garotada o Carnaval de Pouso Alegre, mesmo com tantas atrações diferenciadas, está bem longe dos carnavais vividos em épocas passadas, Carnavais que deixaram saudades nos mais antigos.
A novidade do Carnaval de Pouso Alegre deste ano foi de certa forma aprovada pelos foliões. Com o crescimento dos blocos de rua, que chegaram a reunir milhares de pessoas. A prefeitura decidiu adotar um novo espaço, criando vários pontos de saídas dos blocos de rua. A experiência passou no teste inaugural, neste, sábado, domingo e segunda-feira de Carnaval, apesar das ressalvas em relação à acessibilidade para chegar à avenida.
A avenida Dr. Lisboa esteve repleta pelo bloco Folia de Reis e pessoas da alta sociedade foram vistas entre os foliões brincando animadamente. Durante a tarde, ela foi completamente tomada pela multidão por todo o trecho delimitado para os desfiles. Desfilaram os blocos: Folia de Reis, Bloco Leões do Horto, Bloco Ashpa e Bloco da Vaca todos de grande apelo de público.
“Eu achei ótimo, tem muito espaço e a gente ainda pode circular à vontade pelas calçadas”, avaliou David de Andrade, que veio com a esposa e um grupo de amigos. Ele se referia ao fato ter desfilado no Bloco Folia de Reis que saiu da rua São José, seguiu pela Adalberto Ferraz se concentrando finalmente na Av. Dr. Lisboa. Sempre com o lema “Resgatar o Carnaval Família” conta hoje com mais de 1 mil integrantes.
Uma das suspeitas levantadas anteriormente era de que o declive de algumas ruas como a da Vicente Simões seria incompatível com o desfile dos blocos. Mas isso não foi problema. “Estou adorando, dá para brincar muito mais, porque pra baixo todo santo ajuda”, concluiu João Oliveira de Castro Ferreira, 27 anos, que se vestiu de mulher mais uma vez, para brincar no Bloco da Vaca, um dos mais tradicionais da cidade. Também conhecido como bloco da Gertrudes, marcado pela irreverência dos seus integrantes, com os homens vestidos de mulher e as mulheres vestidas de homem. Uma vaca estilizada a anos, comanda a folia, o bloco possui cerca de 700 componentes.
Enquanto o Leões abrem o Carnaval no Bairro de Fátima, o Bloco Ashpa iniciou sua folia pedindo passagem no centro da cidade, ele retornou na segunda-feira, possui cerca de 100 foliões. O Bloco Leões do Horto foi a novidade deste no, eles estão estreando e abriu folia no sábado, não nos foi passado quantos elementos fazem parte atualmente deste bloco.
Quanto aos resultados finais eles foram previstos pelo prefeito Rafael Simões, ele afirmou que este ano serviria como teste para os blocos e caricatos desfilarem. “Nós estamos muito animados e convencidos de que será um sucesso. Evidentemente é um teste. Um teste sempre terá aprimoramento a ser feito no futuro”, declarou.
Clube Literário e Recreativo e CCFD de Pouso Alegre
Com muita animação e pouca gente a matinê do Clube de Campo Fernão Dias e Clube Literário não arrastou uma multidão de pessoas como era esperado. Ambos os clubes ofereceram um lugar agradável e confortado para os foliões de divertirem. Com decoração simples pais e filhos puderam cair na folia e se descontraírem.
O baile desta terça-feira, no Clube Literário 13/2 promete e se apresenta com música ao vivo e mesas de frios e frutas. Ainda no Clube literário, no domingo aconteceu o Baile à fantasia e na terça-feira haverá Baile de Máscara. A entrada para cada noite tem preço único R$ 20,00 Todas as noites haverá música ao vivo com o cantor Flávio Sideral.
Direto da Redação / Fotos: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.