Os boatos sobre uma possível demissão da atriz Regina Duarte da Secretaria de Cultura do governo federal circula nas redes sociais. O presidente Jair Bolsonaro nega que ela deixará o cargo. No entanto, Bolsonaro admitiu que Regina tem tido ‘dificuldade’ na pasta para exercer o seu trabalho.
No entanto Jair Bolsonaro elogiou a secretária e disse que ela está trabalhando de casa, em São Paulo, e que gostaria de conversar mais com ela, em Brasília.
“Infelizmente, a Regina Duarte está trabalhando pela internet em sua residência em São Paulo e eu quero que ela esteja mais próxima. Uma excelente pessoa, um bom quadro, é também uma secretaria que era ministério, muita gente de esquerda, pregando ideologia de gênero, essas coisas todas que a sociedade, a massa da população não admite, e ela tem dificuldade nesse sentido”, disse Bolsonaro.
Apesar de ter assumido a deficiência de Regina no cargo, presidente negou que a atriz será exonerada da Secretaria de Cultura.
“Eu queria que ela estivesse em Brasília para conversar mais com ela. Só isso. Mais nada. Eu sou também apaixonado pela namoradinha do Brasil”, concluiu.
Regina Duarte, que deixou a Globo após cinco décadas na emissora, assumiu o cargo de Secretária de Cultura no governo Bolsonaro em 4 de março, substituindo Roberto Alvim, exonerado após publicar um vídeo com falas de conteúdo nazista.
Nesta terça, o jornal O Estado de S.Paulo mostrou que, apesar do bombardeio sofrido nas redes, Regina pretende continuar no cargo. “Eu vou fazer o que puder pela Cultura. Acredito no presidente Jair Bolsonaro”, afirmou a secretária a interlocutores. Em relação às críticas, ela respondeu com ironia: “Sou zen. Não me abalo com ataques”.
Nos últimos dias, Regina tem mantido uma rotina de videoconferências com segmentos da área cultural a partir de sua casa, em São Paulo. Os encontros buscam soluções para os problemas do setor neste momento de pandemia do novo coronavírus.
Desde que chegou à Secretaria, em março, Regina tenta administrar uma pasta que tem braços em dois ministérios. Parte da Cultura tem suas tramitações por meio do Turismo e outra, pela Cidadania. Por isso mesmo, a atriz está negociando com os dois ministros, Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) e Onyx Lorenzoni (Cidadania), a assinatura de um decreto de reestruturação da Cultura para concentrar os fundos ligados à sua área em uma só pasta.
Enquanto isso, ela vai montando a sua Secretaria. A nomeação mais recente foi publicada no Diário Oficial na terça, 28 e assinada por Braga Netto, ministro da Casa Civil: trata-se do chefe de gabinete de Regina, o advogado Pedro Jose Vilar Godoy Horta, como secretário especial adjunto da Secretaria da Cultura
Regina também nomeou há poucos dias Heber Trigueiro como secretário do Audiovisual e Andrea Abrão Paes Leme como diretora do Departamento do Sistema Nacional de Cultura, entre outros assessores. Segundo Bolsonaro ela fica!
Direto da Redação com informações a AGB/EM/Internet foto: Carolina Antunes
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.