O guia turístico, Josmar Pereira de Brito, de 44 anos, foi visto pela última vez na sexta-feira, 19 de julho no Distrito de Monte Verde, em Camanducaia/MG. Os agentes do Corpo de Bombeiros encerram as buscas após quatro dias de trabalho.
Os bombeiros informaram que, desde o início das buscas, na segunda-feira, 22 de julho, já foram vistoriadas mais de 1 milhão e 100 mil metros quadrados de área. Mata fechada e frio dificultaram as buscas por Josmar, guia de turismo, desaparecido em Monte Verde, no Sul de Minas.
De acordo ainda com informações dos bombeiros, o local extenso foi monitorado em tempo real por meio de tecnologias. “A região das buscas é íngreme e composta por mata fechada. O frio intenso também era um desafio. Essa área toda não seria coberta se nós não tivéssemos cães especializados e preparados para esse tipo de busca”. Ele explicou que: “O cão, a qualquer momento se encontrar alguma pessoa, ele fica latindo até que a gente chegue lá, ou seja, é uma indicação ativa, assim a gente foi fazendo em toda a área”, explica o tenente Ilenildo, chefe do Pelotão de Busca Salvamento Resgate com Cães de Varginha/MG.
Os militares também sobrevoaram o local com drone e dividiram em vários quadrantes para as buscas serem feitas. “Desta forma a gente consegue ter certeza de toda a área que foi batida, isso evita retrabalho e o trabalho fica mais eficiente”, explica o tenente.
O raio de buscas foi de até 1,5 mil metros do último ponto onde o guia de turismo foi visto pela última vez. Cerca de 761 mil metros quadrados de área urbana foram descartados das buscas pelos militares.
O caso
O desaparecimento de Josmar Pereira de Brito, de 44 anos, foi registrado depois que o guia foi visto no Distrito na última sexta-feira 19 de julho. Segundo os bombeiros, as buscas iniciaram na segunda-feira, 22 de julho.
Militares de Extrema/MG e Varginha/MG realizaram o trabalho de busca. Josmar Pereira de Brito é natural de Camanducaia, mas mora atualmente em Bragança Paulista/SP. Ele vai até Monte Verde frequentemente para trabalhar como guia de turismo.
O carro do guia de turismo foi encontrado em uma área rural, próximo a uma plantações de eucaliptos. A família do guia pede para que, caso alguém tenha alguma informação verdadeira sobre o paradeiro de Josmar, repasse ao Corpo de Bombeiros (193) ou Polícia Militar (190).
Direto da Redação com informações da RNB/G1 Foto: Redes Sociais / CBMG
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.