Foi sofrido e bota sofrido nisso, mas a Seleção Brasileira conseguiu sua primeira vitória na Copa do Mundo ao fazer 2 a 0 sobre a Costa Rica, nesta sexta-feira 22/6, em São Petersburgo, na Rússia, pela segunda rodada do Grupo E. Os gols só saíram nos acréscimos do segundo tempo, marcados por Philippe Coutinho e Neymar. Agora, o Brasil se prepara para enfrentar a Sérvia, na próxima quarta-feira, às 15:00hs, para ratificar a vaga nas oitavas de final do Mundial.
O resultado foi mais importante que a atuação. Novamente os comandados de Tite estiveram abaixo do esperado, principalmente no primeiro tempo. A expectativa é que, passada a pressão pelo primeiro triunfo, os atletas fiquem mais soltos e consigam jogar tudo que podem. Também é esperada mudança na formação titular, pois Douglas Costa, que substituiu Willian no intervalo, deu mais dinâmica ao time. Pode ser também que o lateral direito, Danilo, poupado, volte no lugar de Vagner que não se saiu bem.
No jogo que abriu o dia no Mundial da Rússia, o Brasil até tentou colocar pressão no começo e Philippe Coutinho, arriscou o primeiro chute, para fora. Porém, nervoso, o time não conseguiu conectar jogadas. Faltaram infiltrações, triangulações e jogadas pelos lados. A Costa Rica se aproveitou e, por pouco não marcou, com Borges concluindo para fora, próximo ao poste direito de Alisson.
A falta de criatividade foi deixando os jogadores mais nervosos. E irritando os torcedores, que terminaram o primeiro tempo bastante insatisfeitos. Quanto aos torcedores não há unhas que resitam tanto sofrimento de um gol que não saia.
Para tentar mudar o panorama, o técnico Tite colocou Douglas Costa na vaga de Willian. A mudança fez o Brasil ficar bem mais objetivo, criando duas oportunidades na sequência. Primeiro, Gabriel Jesus cabeceou no travessão. Paulinho pegou o rebote e tocou para Philippe Coutinho concluir de primeira, mas a bola desviou na zaga e saiu.
Isso levantou a torcida e incendiou o jogo, o que em momento algum ocorreu no primeiro tempo. O time brasileiro, porém, voltou às práticas da etapa inicial, deixando de explorar os lados do campo. Para dar ainda mais ofensividade, Tite trocou o volante Paulinho pelo atacante Firmino.
Mesmo dando mais espaço, o Brasil teve a chance de marcar em bobeada do adversário. Neymar roubou a bola, mas mandou para fora, rente à trave, quando podia ter avançado mais para finalizar
um contra-ataque, o ‘Escrete Canarinho’ conseguiu pênalti aos 32min. No entanto, depois de consultado o vídeo, o árbitro holandês Björn Kuipers considerou que não houve falta de González em Neymar e mandou o jogo seguir. Enquanto isso aqueles que acompanhavam pela televisão só ouvia dizer que foi e não foi, que Neymar havia valorizado demais e armado uma situação para que fosse pênalti. Não aconteceu e tudo continuou como estava.
CASTIGO
Com o passar do tempo, a Costa Rica passou a abusar da cera, deixando os brasileiros malucos. Tanto que Neymar e Philippe Coutinho foram advertidos com cartão amarelo por reclamação. A paciência acabou de vez quando Navas disputou a bola pelo alto com Thiago Silva e caiu no gramado. O rebote seria brasileiro.
O gol saiu nos acréscimos, com Philippe Coutinho, que apareceu no meio da zaga, depois de Gabriel Jesus dominar mal, e tocou de bico entre as pernas de Navas: 1 a 0. Ufa! Que desespero! Já aos 51 minutos, o Brasil aproveitou saída errada do adversário. Douglas Costa serviu Neymar, livre, que definiu a vitória: 2 a 0. Daí o Brasil foi só alegria, o desencanto aconteceu e o Brasileiro pode tirar da garganta o grito de gol que já parecia não acontecer mais. Se para o torcedor era só alegria, Neymar não resistiu tanta pressão e desabou em lágrimas pela felicidade de um povo que ainda tem esperança no Hexa. Vai lá Brasil.
Fonte: EM/TVJC
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.