Foi aprovado na Sessão Ordinária desta terça-feira (08) na Câmara Municipal de Pouso Alegre o PL 7702/21 que institui no calendário oficial do Município a “Semana Municipal de conscientização, prevenção e combate a prática de queimadas urbanas e rurais no Município”.
A proposta é do vereador Odair Quincote (Patriota) e a intenção é que a semana seja realizada anualmente na primeira semana do mês de junho.
Segundo o vereador “os prejuízos das queimadas para o meio ambiente são mais do que conhecidos. Espécies animais e vegetais são extintas, nascentes secam, árvores de grande porte morrem, o ar fica poluído, a umidade relativa do ar diminui assustadoramente, comprometendo a saúde de todos, mais especialmente das crianças e idosos. Lembrando que a queimada ilegal é crime ambiental, passível de multas e prisão, quanto autuado em flagrante”.
A chegada do inverno, no dia 21 de junho, marca o início do período do ano em que o clima é mais seco e, consequentemente, aumenta a incidência de queimadas. A vegetação seca é combustível para o alastramento do fogo. É por este motivo que a proposta é de que a semana de conscientização seja celebrada antes do início desse período. A matéria foi aprovada em primeiro turno e ainda deve passar pela segunda votação na Câmara de vereadores.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.