Na década de 70, o governo proibiu o funcionamento de orfanatos coletivos na Itália. Padre Mário Zappa, então com 41 anos de idade, decidiu que era o momento de partir para uma nova missão, cuidar de crianças órfãs em outro país. Quatro anos mais tarde, em 1978, o padre fundou no Brasil, em Pouso Alegre, a Comunidade de Ação Pastoral – CAP, que naquela época recebeu o nome de cenáculo.
O trabalho teve início no bairro São João, passou pelas proximidades da Fernão Dias, até ir para o bairro São Cristóvão.
Irmã Leila Beatriz Caetano, também é parte da história da CAP. Presidente da instituição, ela também chegou em Pouso Alegre na década de 70.
Desde a sua criação, a CAP vive de donativos, contribuições e verbas.
A CAP criou as casas famílias, onde funcionava o orfanato, depois criou o berçário e atualmente, a CAP conta com ambulatório, projetos sociais, berçário, creche e o Cento Educacional Reis Magos.
Em 2021 a escola passou a funcionar na nova sede, no bairro Jardim Aeroporto. O local foi construído por meio de uma parceria do então prefeito à época, Rafael Simões e atende a mais de mil crianças.
Na sexta-feira (30), por indicação do vereador Elizelto Guido, a CAP foi homenageada na Câmara.
A Sessão Especial contou com a presença de autoridades. O Deputado Federal Rafael Simões, foi homenageado pela contribuição ao desenvolvimento do projeto, assim como o Deputado Estadual Dr. Paulo. Também receberam homenagem, empresários e instituições voluntárias.
Além do Vereador Elizelto, participaram da sessão especial os vereadores: Presidente Leandro Morais, Miguel Júnior Tomatinho, Ely da Autopeças e Dionício do Pantano.
Ascom/CMPA
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.