Em Sessão Extraordinária na tarde da última sexta-feira, 17, os vereadores de Pouso Alegre apreciaram o Projeto de Resolução que regulamenta o Centro de Apoio ao Cidadão (CAC) na Câmara de Pouso Alegre de autoria da Mesa Diretora. A Lei que criou o CAC é de 2008, mas até o momento o setor não havia sido implantado na Casa. O departamento servirá para prestar apoio ao cidadão na elaboração de currículos, balcão de empregos, emissões de certidões, segunda via de contas, etc, tudo de forma gratuita. A matéria foi aprovada por 12 votos.
O Jornal da Cidade de Pouso Alegre, entrevistou o presidente da Câmara vereador Adriano da Farmácia/(PR) para falar sobre o CAC – Centro de Apoio ao Cidadão. A entrevista segue em sua íntegra, confira:
Jornal da Cidade: Senhor presidente, o Centro de Apoio ao Cidadão – foi colocado em votação e aprovado pela Câmara Municipal de Pouso Alegre por 12 votos. Gostaríamos de saber mais a respeito deste assunto e qual a verdadeira intenção do projeto?
Vereador Adriano da Farmácia: O CAC – Centro de Apoio ao Cidadão – será inaugurado em dezembro deste ano e a intenção é muito boa. Sempre fui questionado sobre o que a Câmara efetivamente faz para a população? Na realidade fazemos e muito, mas a população não consegue um retorno imediato. É muito moroso todo o trâmite. Depende de muitas pessoas e isto me dá uma certa angústia. Gosto de retorno rápido, de ações eficazes e que gostaria muito que a Câmara conseguisse atender a população de forma rápida.
Jornal da Cidade: O CAC poderia ajudar de que forma a população? Quais serviços estarão disponíveis?
Adriano da Farmácia: Trabalho desde minha juventude, amo trabalhar e acredito que o trabalho dignifica o homem. O ser humano sem trabalho fica sem condições de ser o provedor, fica com a mente vazia e neste espaço não nasce bons frutos. A família sofre, os filhos têm maior possibilidade em pender para o mal caminho e isto é um efeito dominó. Nada melhor que buscarmos o princípio de tudo, se queremos realmente ajudar a população é oferecer o trabalho. Nosso Balcão de Empregos será nosso carro-chefe, temos uma programação muito boa, com pessoa competente e comprometida a frente deste projeto e tenho certeza do sucesso. Tanto empregados quanto empregadores serão beneficiados. Temos também uma Central de Pessoas Desaparecidas. É muito doloroso ter um ente querido desaparecido, um sofrimento sem fim. E no CAC as pessoas poderão, após o Boletim de Ocorrência, divulgar através de nossos canais: TV Câmara, Rádio Legislativa 96,7, nosso facebook, site e as formas que verificarmos que dão resultado. O importante é atingir os objetivos. Já estamos conseguindo ótimas parcerias e temos certeza que isto só tende a crescer mais e mais. Teremos também ajuda para confeccionar currículos que já sairão daqui com a foto no próprio currículo, pois verificamos grande dificuldade das pessoas neste quesito. Central de objetos/documentos perdidos e encontrados, lembrando que tudo o que for entregue haverá entrada no sistema para que tudo seja registrado e detalhado. Segunda via de contas também será possível, inscrições para ENEM, por exemplo e o que formos vendo a dificuldade da população. Estamos realmente dispostos, nesta Câmara Municipal, em apoiar a população no que for necessário, mas que é de suma importância para a população o CAC, disto não resta dúvida. Temos muitos convênios ainda para serem firmados, vamos um passo por vez, mas o sentimento que fica é que uma semente de mostarda foi plantada.
Jornal da Cidade: Como será o atendimento do CAC?
Adriano da Farmácia: O horário de atendimento segue o Regimento Interno em seu art.145, que será de segunda a quinta-feira das 12h às 18h e sexta-feira das 8h às 14h. Para maiores informações o telefone 3429 6500 da Câmara Municipal de Pouso Alegre está à disposição. O atendimento será através de senha, por ordem de chegada, respeitando preferenciais, estamos fazendo de tudo para que seja um espaço em que a população possa realmente encontrar solução para seus problemas. As pessoas deverão vir munidas de documentos RG e CPF, comprovantes de endereço. O atendimento está aberto para os lojistas também, uma vez que o final de ano se aproxima e como é de costume muitas empresas contratam temporariamente. Todas as empresas podem cadastrar suas vagas, mas as pessoas físicas também. Por exemplo, uma pessoa que precisa de um cuidador de idoso, enfermeira, diarista, trabalhos rurais, pedreiros, serventes, eletricistas, etc. O CAC está aberto para toda a população!
Jornal da Cidade: A partir de quando estará aberto o CAC?
Adriano da Farmácia: A partir de dezembro atenderemos no CAC, mas esperamos que quem desejar cadastrar sua empresa nos procure imediatamente, por conta de atendermos a demanda de quem buscar o emprego na hora de seu cadastro a partir de dezembro.
Jornal da Cidade: O que o vereador e presidente Adriano da Farmácia espera do CAC?
Adriano da Farmácia: Como disse no começo, desejo atender a população em seu anseio que espera que a Câmara faça algo de imediato para a população. Espero que o intuito com que foi criado o CAC continue, sem politicagem, sem interesses e sim um projeto voltado realmente para a população e que consiga cada vez mais apoiar a população.
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.