Cartas que realizam sonhos, espalham alegria e mudam vidas. Assim é a campanha Papai Noel dos Correios, uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil realizada há mais de 25 anos. Desenvolvida em todo país, ela tem como objetivo principal o envio de carta resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do possível, aos pedidos de presentes de natal das crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha dissemina os valores natalinos como solidariedade.
Em 2010, os Correios colocaram sua maior ação social à serviço da educação, ao incluir as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos. Com esse passo, o Papai Noel dos Correios alinhou-se ao quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável: Educação de Qualidade.
A parceria com as escolas, foi bem sucedida em vários pontos. A redação de cartas ao Papai Noel estimulou o aprendizado em sala de aula e resgatou o prazer em escrever.
Outro aprendizado dos estudantes é sobre como endereçar estas cartinhas ao Correio. Isso soluciona um dos problemas recorrentes nos pedidos das crianças da sociedade, pois, em razão de endereços incorretos para se fazer as doações, muitas vezes ausentes ou ilegíveis as cartinhas não podem participar da campanha. Assegura, ainda, o atendimento de quem, realmente, precisa: crianças em situação de vulnerabilidade social.
A campanha contemplará, prioritariamente, cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, em alinhamento aos programas governamentais.
Período da campanha
A campanha ocorre, normalmente, nos meses de novembro e dezembro de cada ano. Datas e pontos de adoção de cartas, de entrega dos presentes nas agências e da entrega dos presentes às crianças são divulgados em registros feitos pelo próprio Correio.
Então todos podem participar desta campanha e se tornarem um Papai Noel em 2017. Ho, ho, ho! Carrinho, caderno, roupa de princesa, jogar bola com os amigos… São muitos os sonhos incluídos na lista do Noel! A tradição todos os anos, milhares de cartinhas com desenhos coloridos e pedidos escritos com letrinhas recém-aprendidas chegam aos Correios de todo o Brasil. Sensibilizados com as cartinhas endereçadas ao velhinho de bom coração, um grupo de empregados decidiu tirar esses sonhos do papel. E foi assim que, há 28 anos, nasceu o Papai Noel dos Correios, uma ação social tão bonita que ganhou força e passou a unir a empresa inteira e toda a população em uma grande corrente de solidariedade!
Papai Noel dos correios
Desde 2010, além de receber as cartinhas que chegam da sociedade, esta ação social passou a fortalecer a importância da educação, convidando crianças de escolas da rede pública e municipal a também tirarem os sonhos do papel. A prática permite estimular a escrita e o interesse pelo aprendizado escolar, maior presente para o futuro de qualquer pequenino, não é verdade? E toda essa magia só acontece porque os Correios podem contar não apenas com um, mas com milhares de papais e mamães noéis, padrinhos e madrinhas de coração grande e atitudes generosas, assim como você! Adote uma cartinha e, neste Natal, seja você também um Papai Noel dos Correios
Para tirar um sonho do papel, basta adotar uma cartinha. Para isso, consulte os Correis mais próximos de sua residência e os pontos de adoção de cartas. Em algumas localidades, também será possível fazer uma adoção on-line. Você pode adotar quantas cartinhas quiser! Após adotar a cartinha, leve o presente até o local definido pelos Correios na sua localidade. Os Correios por sua vez cuidará de levar o sonho até a criança por você escolhida! É muito fácil ser o Papai Noel de alguém, não é? Basta ter sensibilidade e generosidade no coração. Jesus que nasce todo ano no coração das pessoas durante os festejos natalinos, disse certa vez: “Ninguém tem tão pouco, que não possa oferecer nada!” Pense nisso e abrace com carinho essa ideia!
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.