O Campeonato Mineiro 2023, entra em sua reta final neste final de semana, quando iremos conhecer os dois finalistas que disputarão o título de campeão mineiro e também do Troféu Inconfidência.
Dos 12 clubes que disputaram o certame, somente o nono colocado Ipatinga encerrou suas atividades no ano, o time não tem calendário nacional e, com isso, só volta aos campos no Mineiro em 2024.
Os outros 11 participantes ainda continuam em campo, os 4 primeiros em busca do título de campeão mineiro de 2023, do quinto ao oitavo brigando pelo Troféu Inconfidência e os três últimos no triangular da morte que apontará os dois rebaixados para o módulo 2 em 2024.
Título Mineiro:
Atlético, America, Cruzeiro e Atlhetic os 4 primeiros classificados na primeira fase estão atrás do título maior do campeonato, o Atlhetic único representante do interior já levou o título de campeão do interior, aliás BI campeão mineiro do Interior 2022/23.
O troféu foi entregue no último final de semana em São João Del Rey, quando a equipe da casa recebeu o Galo para a primeira partida valendo vaga para a grande final, o Atlhetic venceu por 1 a 0 e neste sábado, em Belo Horizonte, joga por um empate para chegar a final da competição, o Galo necessita de uma vitória simples para passar para final, a partida acontece no Estádio Independência as 16:30hs desse sábado 18.
No domingo às 18:00hs, o America irá receber o Cruzeiro também no Independência, a vantagem do coelho é enorme, pois poderá perder até por 2 gols de diferença que estará garantia final. O America venceu o Cruzeiro na partida de ida em Sete Lagoas, pelo placar de 2 a 0 e, leva vantagem por ter tido melhor campanha na primeira fase, joga por tanto, por dois resultados iguais, o Cruzeiro para chegar a final terá que vencer por 3 ou mais gols missão bastante difícil.
Troféu inconfidência:
Já pelo Troféu Inconfidência, que acontece neste final de semana, as partidas de volta, que apontará os dois finalistas, lembrando que o campeão garante uma vaga na Copa do Brasil no próximo ano.
Nas partidas de ida, o Democrata GV perdeu pelo placar de 2 a 0 jogando em casa contra o Vila Nova, o time de Nova Lima deu um passo gigantesco para chegar a final, pois por ter melhor campanha na primeira fase o Vila Nova joga neste domingo às 16:00hs, podendo até perder por 2 gols de diferença que, ainda sim, estará na final, para o Democrata GV só uma vitória por 3 ou mais gols interessa.
Na outra semifinal, a disputa ainda está em aberto, com vantagem para o Tombense, que joga pelo empate, para o PAFC só a vitória interessa nesse sábado às 18:00hs em Muriaé/MG. Na partida de ida no Manduzão o jogo acabou empatado em 2 a 2 . O time de Tombos chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu o empate, agora quem vencer chega a final. Em caso de novo empate, a vaga será do Tombense, por ter feito melhor campanha na primeira fase.
Triangular da Morte
O triangular da morte prossegue neste final de semana também, o Democrata de Sete Lagoas fará sua segunda partida em busca de fugir da decola. No primeiro jogo em Patrocínio, o time foi derrotado pelos donos da casa e agora terá que vencer a Caldense em Sete Lagoas para continuar vivo. Em caso de nova derrota o Democrata SL estará praticamente rebaixado. Na próxima quarta feira a Caldense receberá o Patrocinense em Poços de Caldas fechando o turno do triangular que apontará os dois rebaixados.
Por José Henrique Alves – Foto: Chiarini Jr / Roma Comunicação e Marketing
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.