Apesar de estar no ar nos principais veículos de comunicação uma forte campanha da Justiça Eleitoral transmitida aos brasileiros com o objetivo de conscientizar sobre a importância de não repassar notícias falsas, com ênfase no impacto negativo desse fenômeno no processo democrático em ano eleitoral.
Candidato ao poder Executivo em Pouso Alegre, no desespero de sua campanha que parece não ter alcançado seus objetivos, usa de fake news contra o candidato a reeleição atual prefeito de Pouso Alegre.
Pois a poucas horas, menos de dois dias para as eleições 2020, um candidato a prefeito de Pouso Alegre, do PV – Partido Verde publicou nesta sexta-feira (13) um Fake News contra o candidato a reeleição, Rafael Simões (DEM).
O fato pegou a todos de surpresa, nas redes sociais o então candidato e vereador André Prado, postou nas redes sociais uma foto dando a entender que um carro da Secretaria de Saúde próximo a cabos eleitorais no Bairro São Geraldo estariam distribuindo bandeiras e outros materiais publicitários de Simões, o que é mentira, segundo fontes seguras que testemunharam a fake news postada, entre eles a prefeitura, cabos eleitorais, a própria equipe de Saúde da Família do PSF do Bairro São Geraldo e até mesmo o irmão da paciente que estava sendo atendida naquele exato momento em que o candidato do PV passava pelo local, ou alguém maldosamente lhe enviou uma foto. O candidato Prado, não pensou duas vezes, para tentar denegrir a imagem do atual prefeito e candidato a reeleição que aparece nas pesquisas de intenção de votos em primeiro lugar com uma larga vantagem sobre os demais candidatos.
A mentira esclarecida
“Minha irmã é acamada, e toda sexta-feira vem a assistência social para cuidar dela aqui…. Não tem nada haver uma “coisa” com a outra…. Infelizmente eles estavam saindo com as bandeiras, e deu de encontrar o carro da saúde”, explicou o irmão da paciente, Adilson Narciso e continua: “O que aconteceu foi apenas uma coincidência de apoiadores do prefeito estarem aqui no São Geraldo, e o carro da secretaria de saúde parou para fazer o atendimento da paciente, que já faz o atendimento todas as sextas-feiras, e enquanto eles estavam fazendo o serviço deles, a foto foi tirada indevidamente”, explicou Diego, um dos cabos eleitorais.
No entanto equipe que fazia o atendimento no local gravou um vídeo desmentindo o então candidato a prefeito André Prado. “No momento que a equipe chegou ao local, estava ocorrendo uma movimentação em prol de um candidato a vereador. Ressaltamos que não tivemos nenhum envolvimento com a movimentação ocorrida em prol do candidato, e que o PSF do São Geraldo não está envolvido em nenhuma campanha política!”“
A gerente da Atenção Primária de Pouso Alegre, foi outra que gravou também um vídeo indignada com a fake news que coloca em cheque a atuação apartidária dos agentes de saúde. O que a Justiça Eleitoral temia acabou acontecendo em Pouso Alegre em pouco instante a fake News se alastrou em proporções avassaladoras, basta ver a quantidade de simpatizantes que opinam acreditando serem verdades o que havia sido postado, lembrando que tudo começa com um simples post, que é uma única pessoa que passa para seu grupo familiar que repassa para sua comunidade e, rapidinho, diversas pessoas já estão contaminadas.
Compromisso do TSE
O combate à desinformação é um dos compromissos da gestão do ministro Luís Roberto Barroso, que enfatiza o papel da Justiça Eleitoral em assegurar a democracia brasileira e a preocupação da Corte com campanhas de desinformação, de difamação e de ódio na internet. Para o ministro, “as mídias sociais, as plataformas de internet, os veículos de imprensa e a própria sociedade são os principais atores no enfrentamento da desinformação”, uma vez que, segundo sua avaliação, a Justiça Eleitoral tem um papel importante, porém residual, no enfrentamento das fake news, pois o Judiciário não tem nenhuma intenção de se tornar censor da liberdade de expressão das pessoas.
A Corte Eleitoral também mantém uma página específica na internet com diversos conteúdos sobre o tema. No site Desinformação, é possível encontrar esclarecimentos sobre informações falsas divulgadas durante as Eleições Gerais de 2018 envolvendo a Justiça Eleitoral, a urna eletrônica e o voto. O cidadão também tem acesso a uma série de vídeos explicativos produzidos pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do Tribunal.
Nota da Prefeitura de Pouso Alegre desmente fake news
A Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, esclarece que, o veículo da Secretaria Municipal de Saúde, que aparece em uma publicação nas redes sociais, não estava participando de qualquer tipo de campanha. O referido veículo é de uma equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro São Geraldo que realizava atendimento domiciliar a uma paciente acamada.
A Prefeitura de Pouso Alegre repudia que imagens da equipe de saúde em trabalho para atender à população tenham sido utilizadas com fins políticos.
Direto da Redação com imagens colhidas na Internet
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.