A CAP – Comunidade Ação Pastoral de Padre Mário Zappa inaugurou, nesta segunda-feira 16 de Agosto, o novo Centro Educacional chamado de ‘Escola Modelo’, construída no Bairro São Cristóvão. O espaço tem 3 mil m² de construção, numa área total de 30 mil m². A obra teve início em maio do ano passado e foi inaugurada recentemente pela Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, administração Rafael Simões.
A escola, foi denominada ‘Centro Educacional Reis Magos’, possui 12 salas de aula, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta, área de recreação, refeitório e horta orgânica. O projeto foi planejado pela secretaria municipal de Educação. Possui capacidade para atender cerca de dois mil alunos do ensino fundamental.
Com seus portões abertos centenas de crianças e adolescentes acompanhadas a maioria de seus pais, regressaram felizes para a nova escola. As obras da escola modelo foram executadas pela construtora BRZ Empreendimentos, como compensação por uma permuta de uma área de 50 mil m2 na região do Bairro São João, que pertencia ao município e estava em desuso.
Irmã Leila Beatriz, incansável diretora em seu discurso inicial, cumprimentou os professores e deu as boas vindas aos estudantes. Falando dos sacrifícios e de uma luta de mais de 8 anos, para que esse sonho fosse concretizado, agradecendo todo o empenho do então prefeito Rafael Simões.
A prefeitura cedeu o Centro Educacional para a Comunidade de Ação Pastoral (CAP), em forma de convênio. A comunidade contará com recursos da prefeitura para atender, aproximadamente, os mil alunos iniciais do ensino fundamental do 1º ao 9º ano. Para Padre Mário Zappa, responsável pelo CAP, “esta obra é de grande importância para a educação das crianças e jovens dos bairros da região, e é um grande sonho que se tornou realidade.
Um novo Recomeço
O primeiro ponto a ser pensado é que neste momento os sentimentos de todos os alunos e pais que hoje acompanharam seus filhos até a escola foi sentir-se acolhidos, e a maneira como isso foi feito foi primordial para tudo o que virá depois. Pois, diversos são os motivos para o acolhimento, “nossas crianças passaram por experiências de luto próximas a elas, de familiares, amigos e pessoas conhecidas, e as perdas vividas precisam ser tratadas de maneira especial. Essa escola é fruto de sonhos e esperanças, vamos dar motivos para as nossas crianças sonharem com um futuro brilhante”, destacou Irmã Leila, idealizadora do projeto Centro Educacional Reis Magos.
Há ainda o medo da doença, da contaminação. O medo dos adultos influenciam diretamente as crianças, portanto todos os protocolos de segurança foram tomados para os receber com total segurança. “Zelar pela segurança e pela saúde dentro da escola trará para eles também mais confiança e segurança”. A escola deverá ser divertida, um lugar agradável para estar, por mais responsabilidades que se tenha dentro dela, o lúdico deve estar sempre presente, os jogos, a música, as brincadeiras e principalmente a fé nos estudos, tão necessários para formar cidadãos respeitáveis.
Neste momento, os pais também devem ser um grande aliado da escola, e essa aproximação é fundamental para que tudo dê certo, tanto em relação aos cuidados necessários para que a pandemia se mantenha controlada, como para que as questões emocionais das crianças possam ser trabalhadas pelos educadores.
Os professores são figura fundamentais, são o que estão mais próximo fisicamente e emocionalmente das crianças, a eles que elas irão procurar se sentirem inseguras ou desconfortáveis. A CAP sabe que agora é preciso estabelecer metas de aprendizagem diferentes para crianças com níveis de aprendizado diferentes e tudo isso foi planejado para essa nova volta a escola.
Esta volta às aulas é diferente de todas as outras. Instaurado um modelo híbrido entre a casa e salas de aula mais vazias, vão receber agora a turma completa (ou quase). As regras para que o vírus não se espalhe não fogem da cartilha martelada pela Organização Mundial da Saúde: máscara no rosto, álcool em gel na mochila e carteiras separadas umas das outras. Pois esse é só o começo de uma nova história que se inicia entre tantas outras contadas pela Comunidade Ação Pastoral.
A retomada das aulas in loco vem seguida de alívio por parte das famílias, que, se por um lado assistiram a um bem-vindo ganho de independência da garotada pelos seus responsáveis, de outro testemunharam a dificuldade de se concentrarem e embalarem em uma rotina de estudos em meio a tantas distrações em casa. Uma pesquisa encomendada ao Datafolha pela Fundação Lemann mostrou que, enquanto as escolas seguiram fechadas, 43% dos estudantes passaram o tempo na frente da TV e 37% se mantiveram grudados no videogame e nos joguinhos de celular. Voltar a rotina escolar, foi ver um momento emotivo, nos olhos e na ansiedade de muitos alunos.
Para acomodar todos que resolveram retornar, normas que restringem drasticamente a ocupação da classe estão sendo executadas, sem abandonar as recomendações da OMS o 1,5 metro inicial de distância entre as carteiras, por exemplo, passou a 1 metro o que poderá, aumentar a capacidade. Com espaços de boa ventilação e, sim, área suficiente para preservar o distanciamento. No pátio, ouviu-se uma saudável barulheira que já trazia saudades aos ouvidos da direção, professores e funcionários. “Nos preparamos para acolher os alunos, e os pais, mesmo com a opção do ensino virtual por parte de alguns, outros estão enviando maciçamente os filhos”, afirma Leila Beatriz.
O Centro Educacional Reis Magos que agora abre às portas foi construída durante a pandemia — e avançou para se tornar uma Escola Modelo em Pouso Alegre. A tecnologia, que garantiu a educação a distância em um momento tão crítico, somou à realidade, ferramentas digitais valiosas para o aluno. Elas não vão desaparecer, assim como seguirá firme a ideia de que o aprendizado é um processo constante, que se desenrola em qualquer hora e lugar.
E dessa maneira o mundo vai caminhando para o modelo híbrido, sem nunca deixar para trás a sala de aula física nem desperdiçar as chances de aprender remotamente. “O desenvolvimento da autonomia do aluno é um dos maiores desafios do nosso século”.
Comunidade de Ação Pastoral
A Comunidade de Ação Pastoral foi fundada na Itália em 25 de março de 1965 e chegou ao Brasil, em 29 de Maio de 1978, quando Padre Mário Zappa deixou a Itália e veio para o país com o desejo no coração de continuar os trabalhos que lá já eram realizados em prol dos menos favorecidos.
A Comunidade de Ação Pastoral é uma instituição católica, filantrópica, sem fins lucrativos, baseado nos princípios cristãos, sendo seu trabalho desenvolvido nas áreas de educação e assistência social, atende crianças, jovens, adultos e idosos de Pouso Alegre e adjacências, sem distinção de raça, cor, credo ou classe social.
Desde o início das atividades no Brasil, Padre Mário contou com o trabalho da Irmã Leila Beatriz Caetano, e juntos lutaram para tornar esse sonho realidade. O Centro Educacional Reis Magos foi criado em 03 de agosto de 1997.
Hoje o Centro Educacional Reis Magos atende berçário, educação infantil e ensino fundamental I e II, oferecendo um ensino de qualidade, contribuindo com excelência para a formação de cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel na sociedade como agente de transformação.
Depois da inauguração oficial da Escola Modelo, nada é tão gratificante, quanto ver a alegria estampada em cada rosto, em cada gesto, em cada aluno, professores e funcionários, de ver aquele espaço sendo preenchido para o conhecimento do saber. Participar deste momento ímpar foi muito importante, que Deus tenha compaixão de todos, dê muita saúde ao Padre Mário Zappa e a Irmã Leila Beatriz para que possam desfrutar essa alegria de servir por muitos e muitos anos. Parabéns!
Direto da Redação
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.