Com o passar dos anos relembrar, ativa nossa memória, afinal são três anos de dedicação a serviço do Reino de Deus. A vocação de Padre Neilo e Padre Antonio foi amadurecida, tornando-se uma oblação espiritual e existencial para edificar na Terra o Reino de Deus e semear a Palavra entre os homens de boa vontade.
O Ministério Diaconal, igualmente, é consequência de um caminho vocacional trilhado. Emerge da vontade livre, consciente e disponível dos candidatos que manifestaram, publicamente, seus compromissos de servir e anunciar a Palavra de Deus. Desta forma no dia 30 de novembro de 2019 na Célula São Francisco de Assis (itinerante) na Rua das Carmelitas, 126, Bairro Fátima II, em Pouso Alegre, Sul das Minas Gerais, receberam o diaconato pelas mãos do Reverendíssimo Arcebispo primaz, Dom Sebastião Costa de Lima, da Fraternidade Católica Anglicana do Filhos de Assis os candidatos aos sacerdócio: Antonio Vasconcelos Silva e José Neilo Delfino Machado.
O Diaconato
Desde a Tradição Apostólica, o diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres. Seu ofício se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual ele se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.
A Ordenação Diaconal para ambos foi um momento muito especial. No entanto, esse ministério celebrado e assumido não deve ser considerado um estado temporário para o acesso ao sacerdócio e sim um verdadeiro e permanente sacramento que perpetua a missão da Igreja. Nesse sentido, o diácono, inspirado pelo exemplo de Jesus, consagra toda sua vida para “lavar os pés” da comunidade e partilhar o pão da Palavra, que alimenta, traz vida e esperança.
A celebração foi presidida pelo Arcebispo primaz Dom Sebastião Costa de Lima da cidade de Palmas/Tocantins que acolheu a eleição dos candidatos. Antonio Vasconcelos e José Neilo Machado foram interrogados, manifestando a livre decisão e abertura de coração para receber a Sagrada Ordem. Por conseguinte, simbolizando a consagração total à Cristo, à Igreja e ao Evangelho, os ordenados prostraram-se no chão enquanto toda a comunidade rezava por eles, entoando a Ladainha de todos os santos.
Após esses ritos, chega-se ao momento mais importante da celebração. O bispo Dom Sebastião, em nome da Igreja, impõe as mãos sobre os eleitos e reza a prece de ordenação, que confere a graça sacramental e o ministério diaconal.
Já ordenados, os novos diáconos receberam as vestes litúrgicas e os Santos Evangelhos assumindo, mais uma vez, a missão de anunciar e testemunhar os ensinamentos de Jesus. Em seguida, eles foram cumprimentados pelo bispo com um abraço de paz e acolhidos ao presbitério.
A Missão do Diaconato
O rito de Ordenação manifesta a natureza e a missão do diácono, para que movidos pelo exemplo de Jesus, eles exerçam o amor sincero, a solicitude para com os pobres e os enfermos, a autoridade discreta, a simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo. Nesse sentido, o diácono torna-se um prolongador da missão do Senhor, continuando o serviço da caridade iniciado por Ele.
Pela consagração religiosa, os Missionários e Frades, já exercem a diaconia. Primeiro, na partilha da vida comunitária, servindo às necessidades dos nossos confrades e, segundo, no ministério que cada religioso exerce. Assim, podemos dizer que, por natureza, todo o carisma é diaconal, pois foram chamados a ser sinais de redenção na história e na vida do nosso povo. Com alegria, assumiram o serviço da caridade pela causa do Evangelho em favor dos mais pobres e abandonados.
Os novos diáconos são chamado a serem fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, humildes e sempre dados à oração. Viver diariamente a diaconia servindo à Igreja e ao povo de Deus. Como homens apostólicos, missionários e genuínos discípulos de São Francisco de Assis, esforçando-se para seguir o exemplo de Cristo Salvador, participando do mistério e anunciando-O com evangélica simplicidade de vida, a fim de levar aos homens e mulheres a Copiosa Redenção.
Presentes a cerimônia de Ordenação Diaconal amigos, parentes e convidados, entre eles o ex-prefeito de Pouso Alegre, Dr. Enéas Castilho Chiarini; o procurador geral do município Dr, Tarcísio Geraldo de Freitas; O industrial gráfico Ernani Braga e presidente da Lepa e Regina Lucia Braga; promotora social Maria Socorro Maia; o vereadores, Dr. Rafael Abolafio; Gilberto Guimarães Barreiro e Leandro Morais; o Padre Mário Luiz Navarro e Padre José Benedito de Carvalho e os Empresários; Julio César Sobral, Leilla Sobral; Rosana Carvalho e Thiago Sunemi; Maria Célia Costa Silva; da Igreja Anglicana São Jorge Maria de Fátima Ferraz de Paula; Benedito Lopes da Costae demais convidados ilustres: Nilza Aparecida dos Santos; Antonio Raimundo de Faria; Neuza Feliciano; Neuza Mesquita Moreira; Sebastiana Rodrigues Machado; Osnira de Almeida, José Sebastião Teodoro; Osmar Cristerroen; Maysa Moreira Machado; Bruno Moreira Machado e Paloma Silva; Raimundo Soares e Adelaide Dias Soares; Jair Alves Pires; Amanda Alves Ferreira; Estevão Daniel Sobral; Jaime Alves Farias; Uriel Alves Farias; Raimundo Martins Cunha e Geogina Maria Dias; Larissa Alves Barreiro; Silvio Luiz Rocha; Sebastiana Aves Braga; Mayara Bernardes; Grazielle Alves Braga; Carmem Martins de Oliveira Borges; Roselene Rocha Cândido; José Antonio Cândido; Luiz Alves Pinto; Julio Cesar Campos e Alessandra Campos; Rosana Magda da Silva; Cristina Carvalho Ribeiro; Luciano Horta; Dra Romilda de Jesus Miranda Coelho; Estevão Daniel Braga Sobral; Anderson Campos de Oliveira e Carmem Martins entre outros.
Hoje o Reverendo e Padre Neilo Delfino Machado pertence á IVCM – Igreja Veterocatólica Missionária onde está desde 16 de Dezembro de 2021.
Direto da Redação conforme Ata de Ordenação Diaconal
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.