Colaboradores do setor “Posso Ajudar?” do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) tiveram a oportunidade de trocar experiências e refletir sobre a importância do acolhimento e da atenção ao paciente e seus familiares, por meio da capacitação “Posso Ajudar? A prática do acolher, ouvir e ajudar” realizada no dia 20 de março na presidência da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).
A capacitação contou com a presença do superintendente de Gestão Estratégica da FUVS, Alexandre Moreira Faria, e a diretora administrativa do CHSL, Jusselma Reis.
A formação ministrada pelo Prof. Dr. Diego Pereira da Univás reforçou o compromisso do CHSL com a excelência no atendimento, logo, foram compartilhados insights e boas práticas para aprimorar a relação entre equipe hospitalar, pacientes e acompanhantes. “O trabalho dos profissionais do “Posso Ajudar?” é fundamental para garantir que os pacientes e seus acompanhantes se sintam bem recebidos e acolhidos. A capacitação nos permite alinhar nossas práticas e fortalecer o papel desse atendimento no dia a dia do hospital”, afirma Diego Pereira.
Segundo ele, o atendimento humanizado e a empatia foram reforçados como elementos essenciais para proporcionar conforto emocional aos pacientes e acompanhantes, garantindo que sejam ouvidos e tratados com respeito.
A postura e o comportamento profissional também foram enfatizados, destacando a importância da apresentação pessoal, da cordialidade e da ética no ambiente hospitalar. Já a solicitude e a proatividade foram abordadas como atitudes fundamentais para antecipar as necessidades dos pacientes e solucionar suas demandas com agilidade.
Outro ponto importante abordado foi a comunicação eficaz e a escuta ativa, ferramentas indispensáveis para evitar ruídos na informação, fortalecer a confiança e proporcionar um atendimento mais assertivo e acolhedor.
Ascom/FUVS
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.