A Defesa Civil em Pouso Alegre continua monitorando o aumento do nível dos rios Mandu e Sapucaí Mirim no município Segundo informações prestadas pelo coordenador Ailton de Souza, nesta terça-feira, 11 de fevereiro o rio Mandu está com 2,5 metros acima do nível normal, e o Sapucaí Mirim está a 1,40m acima do normal.
Informações nos chegam através da Assessoria de Comunicação da Prefeitura que as duas bombas da Dique 2 estão ligadas, e que as águas que se encontram na várzea entre a Dique e o Bairro São Geraldo não são dos rios, e sim causadas pelas fortes chuvas que se acumulam formando poças em áreas isoladas.
Segundo a Defesa Civil de Pouso Alegre, choveu 70 mm entre segunda e terça-feira. O córrego do Bairro Fátima e do Bairro Faisqueira transbordou, invadindo a Rua Antônio Scodeler, trazendo dificuldade de trafego para os moradores da comunidade. O trânsito no local foi prejudicado e teve que ser racionalizado, ou seja apenas a passagem de um veículo por vez.
A informação da Defesa Civil local é que não há risco de enchentes nos próximos dias, mesmo que com possibilidades de transbordamento de córregos. A prefeitura de Pouso Alegre colocou máquinas que estão trabalhando para amenizar o problema para um escoamento mais rápido das águas.
Segundo ainda o coordenador da Defesa Civil, Ailton Souza, os níveis dos dois rios que cortam a cidade estão acima da sua capacidade, no momento considerado normal e não trazem preocupação em relação a enchentes na área urbana. A previsão é de mais chuvas para as próximas horas.
Segunda a Defesa Civil, a preocupação é que, com as chuvas esperadas esse volume previsto para as próximas horas, podem causar outros alagamentos em outras áreas, como aconteceu na Rua Antônio Scodeler. Como está ocorrendo um monitoramento a Defesa Civil comunica que qualquer alteração, será informada pelos canais oficiais do Município, não precisando a população se preocupar antecipadamente.
O Comunicado do Prefeito
O prefeito de Pouso Alegre Rafael Simões assim que tomou conhecimento fez um pronunciamento em vídeo comunicando a todos que está em total alerta diante do grande volume de chuvas que tem caído em Pouso Alegre e demais cidades do Sul de Minas. Simões disse que “a Prefeitura está tomando várias providências, fazendo todo o possível para minimizar os danos, embora sabe que, contra a natureza os recursos se tornam limitados” e conclui dizendo: “todos os esforços são voltados para reduzir as consequências danosas das enchentes. Estamos atentos frente à situação” Veja o Vídeo.
ALERTA DE CHUVASQuero comunicar a todos que estamos em total alerta diante do grande volume de chuvas que tem caído em Pouso Alegre e demais cidades do Sul de Minas. A Prefeitura está tomando várias providências, fazendo todo o possível para minimizar os danos, embora sabemos que, contra a natureza os recursos se tornam limitados. Mas todos os esforços são voltados para reduzir as conseqüências danosas das enchentes. Estamos atentos frente à situação.
Posted by Rafael Simões on Tuesday, 11 February 2020
Direto da Redação com informações da DC/JC – Fotos: Redes Sociais
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.