O CISAMESP – Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios do Médio Sapucaí, reuniu da manhã de quinta-feira, 07/6 no Auditório da ACIPA – Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre prefeitos e secretários de Saúde dos municípios demonstrando que continua a ampliar a oferta de serviços médicos, apesar da queda de sua maior fonte de arrecadação, o Fundo de Participação dos Municípios. As informações fazem parte do relatório de gestão apresentado pela direção da instituição em Pouso Alegre.
Na abertura dos trabalhos, o presidente da entidade, o prefeito Augusto Hart Ferreira, parabenizou a equipe do Cisamesp pelos resultados alcançados. “Sem o Consórcio, os municípios teriam muito pouco a oferecer à população. Temos que agradecer aos funcionários que tanto se dedicam ao CISAMESP, que fazem a diferença. Em um momento de crise como esse, vocês fazem milagre”. Por outro lado comentou sobre o descaso do governo de Minas em não efetuar os repasses aos Municípios. Ele é prefeito de São Sebastião da Bela Vista.
O CISAMESP
Os números do consórcio foram apresentados pelo secretário executivo da instituição, José Carlos de Oliveira. Ele avaliou que, apesar da escassez dos recursos, é preciso continuar a buscar a oferta de serviços de saúde na quantidade e qualidade necessárias. O caminho para tanto é a eficiência.
O CISAMESP é hoje constituído por 32 municípios que fazem parte do Consórcio para consultas e exames de saúde especializados, a reunião serviu para se fazer uma avaliação sobre os convênios e falar sobre a nova frota dos SET’s. O transporte é uma parceria entre o Cisamesp e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Cisamesp trabalha com 29 linhas para transporte de pacientes. Na oportunidade José Carlos fala com o Jornal da Cidade sobre este encontro que aconteceu em Pouso Alegre.
Protesto
Durante o evento, vários prefeitos pronunciaram o seu descontentamento com o governador Fernando Pimentel de Minas Gerais, que não tem repassado verbas e subsídios importantes aos Municípios, provenientes de ICMS, IPVA, Saúde e Transporte Escolar. O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, ao fazer uso da palavra, mostrou claramente sua insatisfação com o atual governo do estado.
Obras
As obras de construção de um refeitório para receber os funcionários e pacientes do consórcio de saúde estão ainda em andamento adiantado. O projeto ajudará a humanizar ainda mais o acolhimento dos pacientes que, em muitos casos, chegam de manhã ao CISAMESP e deixam o consórcio à tarde. “Agradecemos mais uma vez aos prefeitos e secretários pela parceria. Se o Cisamesp é hoje um dos maiores consórcios do Estado em prestação de serviço de saúde é graças a esta parceria”, encerrou a apresentação o secretário Executivo.
Reportagem: Neilo Machado / Produção e Imagens: Anderson Campos
DEIXE SEU COMENTÁRIO | Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.